UMAPAZ realiza programação intensa no Dia Mundial do Meio Ambiente

Palestras, atividades e cursos priorizaram a promoção da conscientização e preservação ambiental.

A agenda da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) foi intensa. Pela manhã, o debate envolveu as iniciativas para a reciclagem e destinação de resíduos sólidos promovidas no município de São Paulo. À tarde, foi organizado um bate-papo sobre resíduos urbanos e seus impactos. a agenda contemplou ainda atividades lúdicas e brincadeiras pedagógicas para para destacar a importância da coleta seletiva de materiais recicláveis.

Uma das oficinas trabalhou o reaproveitamento de resíduos têxteis através da confecção de Bonecas Abayomi (foto abaixo), uma prática que remete aos costumes da população negra que foi escravizada. Outra importante atividade foi o Plantio Ambiental de mudas nativas na EMEF Alipio Correa Neto, para conscientizar as crianças sobre a importância da arborização na cidade. A palestra sobre musgos na jardinagem procurou ensinar o cultivo destas espécies (foto acima).

A programação contou com o “Celebrando o Japão”, foi feita apresentação do Coral UMAPAZ regido pelo maestro William Guedes, com a música “Rosa de Hiroshima”. O círculo aberto de danças circulares recebeu Sonia Lima, pesquisadora de danças inspiradas na cultura japonesa. Também foi feita uma "Conversa Com", na qual o renomado arquiteto paisagista Benedito Abbud falou sobre sua experiência com as cerejeiras japonesas.