Prefeitura conclui primeira etapa das obras no Cantinho do Céu

Projeto beneficia 4.962 famílias com as intervenções realizadas à beira da represa Billings

São Paulo recebeu mais uma área urbanizada às margens da represa Billings: o trecho Garças Prateadas, dentro do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú, zona sul da capital. As obras entregues pelo prefeito Bruno Covas no sábado (25) foram realizadas pela Secretaria de Habitação (SEHAB), entre a rua Sabiá das Paineiras e o final da rua Garças Prateadas. A entrega contempla a Etapa 1 do projeto de recuperação ambiental do parque linear.

"Essa é uma grande reivindicação. Eu lembro de vir visitar o Cantinho do Céu ainda com a minha avó quando ela era do Fundo Social de Solidariedade. A gente sabe da importância de uma obra como essa e estou muito feliz de poder entregar", disse o prefeito Bruno Covas. Para o secretário Eduardo de Castro, titular do Verde e do Meio Ambiente, a iniciativa só vem coroar parcerias semelhantes, já que a pasta será responsável pela gestão da área a ser implantada por SEHAB.

Na área de aproximadamente 4.000 m² foram realizadas obras de adequação no terreno, com investimento de R$ 28 milhões, beneficiando 4.962 famílias. O valor foi composto por recursos da Prefeitura Municipal de São Paulo e do Fundo Municipal de Saneamento e Infraestrutura (FMSAI). Além da pavimentação de ruas e construção de calçadas, guias e sarjetas, foram implantadas redes de drenagem, rede de esgoto e abastecimento de água.

O ponto alto foi a entrega do deck, com paisagismo e píer flutuante. A área teve recuperação ambiental da região da península, por meio da implantação das redes de coleta de esgoto, e ganhou sistemas de drenagem e espaços públicos. A segunda etapa está em fase inicial de obras e prevê a drenagem de águas pluviais, obras de contenção de encostas, melhoria do sistema viário para pedestres e veículos, iluminação pública, incremento do acesso dos moradores aos serviços de saúde, educação, emprego e equipamentos públicos.