Parque Trianon promove rodas de conversa sobre sustentabilidade

Assim como o corpo humano, a Terra possui pontos que podem ser estimulados a fim de resolver um determinado problema. É deste pressuposto que parte o trabalho da lithopuntura, técnica inspirada na acupuntura que se propõe a curar as “enfermidades” do planeta a partir de impulsos energéticos em diferentes regiões da superfície terrestre. Para quem quer descobrir como este método pode ser aplicado, o Parque Trianon recebe o arquiteto geofísico Welton Santos para uma conversa sobre Lithopuntura nos Espaços Públicos neste domingo (19), às 11h.

O bate-papo acontece na Praça da Aretuza. Às 15h, na Roda dos Tocos, a segunda roda de conversa do dia tenta responder à questão: Praças e parques como territórios comuns na cidade: como gerir os desejos de cada um? O tema será conduzido pelo advogado Michel Rosenthal Wagner, autor da obra Situações de vizinhança no Condomínio Edilício: desenvolvimento sustentável nas cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social, que aborda a relação entre sustentabilidade e desenvolvimento urbano. Ambas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados: basta comparecer ao local para participar.

Mês da Mata Atlântica
Com a proposta de substituir as seafórtias – espécie invasora que ameaça a fauna e a flora nativas – por mudas endêmicas da Mata Atlântica, o Parque Trianon recebeu ações de voluntariado da Fundação SOS Mata Atlântica durante o Viva a Mata 2019. Ao todo, os voluntários coletaram 400 quilos de plântulas e 100 litros de sementes de seafórtias, e também 400 quilos de micro lixo, ou seja, pequenos resíduos como papéis de bala e bitucas de cigarro.

Em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, o Trianon promove mais atividades no dia 27 deste mês. A programação inclui visita guiada pelas árvores centenárias do parque, bate-papo e atividades lúdicas sobre invasão biológica. Se você frequenta o Parque Trianon e gosta de artes plásticas, vale a pena conferir também a exposição “Quem Sou Eu?”, de Anita Kaufman, que apresenta 5 esculturas de grande porte que refletem e causam identificação do público com diferentes estados de ânimo. A mostra ficará na entrada principal do parque até o dia 1º de junho e pode ser vista das 6h às 18h.


SERVIÇO
Roda de Conversa com o arquiteto geofísico Welton Santos
Data: 19 de maio (domingo)
Horário: às 11h
Local da atividade: Praça da Aretuza

Roda de Conversa com o advogado Michel Rosenthal Wagner
Data: 19 de maio (domingo)
Horário: às 15h
Local da atividade: Roda dos Tocos

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César
Informações: (11) 3289-2160