Parque Severo Gomes comemora 10 anos de Dança Circular

Imagem com fundo cor-de-rosa e os dizeres "10 anos de dança Circular no Parque Severo Gomes" dentro de um círculo composto por ícones de cor branca de pessoas com as mãos dadas.

Interligados pelas mãos, pela energia da música suave e pela simplicidade dos passos da dança, mulheres e homens participam das rodas de danças circulares espalhados pelos parques municipais, em dias e horários alternativos; elas proporcionam uma verdadeira terapia em grupo que fazem bem ao corpo e à alma. Uma das rodas mais antigas é a realizada no Parque Severo Gomes, na zona sul da cidade, que há 10 anos oferece encontros mensais gratuitos. Para celebrar, a boa pedida é participar da roda especial que acontece neste sábado (13), das 10h às 12h.

Durante o encontro, a fonoaudióloga e voluntária Eva Ferri apresenta o projeto que iniciou em 2009 no local. Ela se inspirou na iniciativa da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de educação ambiental da Secretaria do Verde (SVMA), que coordenava anteriormente as danças nos parques.

Ao lado de Eva, responsável por essa vivência, o exercício é facilitado também pela voluntária Sandra Nunes. Para participar, basta o interessado comparecer ao parque no dia e hora marcados, usando roupas confortáveis. Se você ficou interessado em participar dos encontros mensais, a Dança Circular no Severo é realizada todo segundo e quarto sábados de cada mês, das 10h às 12h. A atividade é recomendada para todos que desejam conectar-se consigo, com o outro e com a natureza.

Sobre a dança circular
As Danças Circulares surgiram como um movimento de dança contemporânea a partir de pesquisas realizadas pelo bailarino polonês Bernhard Wosien (1908-1986). Em 1960, Wosien dedicou parte de sua vida a estudar danças circulares de vários povos. Sua contribuição foi fundamental para a democratização e expansão dessa modalidade por todo o mundo, inovado a partir do conceito de valorização da diversidade cultural.

SERVIÇO:
10 anos de Dança Circular no Parque Severo Gomes
Data: 13/04 (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Local: Parque Severo Gomes - Rua Pires de Oliveira, 356 - Granja Julieta