UMAPAZ celebrou seus 13 anos

A comemoração do 13º aniversário da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), não poderia ter sido mais original: com uma roda de conversa. Após a solenidade de abertura, quando falaram o chefe de gabinete, Rodrigo Ravena, e a diretora do espaço, Meire Abreu, foi iniciada uma roda de conversa cujo tema – a sustentabilidade – passou a ser visto a partir da ótica dos três professores convidados. Uma exposição sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), segundo os cartunistas do Salão de Humor de Piracicaba, complementou as comemorações e pode ser visitada até o dia 28 de fevereiro.

A roda de conversa teve mediação de André Palhano, jornalista e fundador da Virada Sustentável, movimento de educação e mobilização para a sustentabilidade com edições em várias cidades. Conselheiro da UMAPAZ, Palhano prontificou-se a ajudar na organização do evento. Ele recebeu a professora Lia Diskin, filosofa que se tornou referência internacional no tema cultura de paz. Co-fundadora da Associação Palas Athena, é autora de vários livros e foi coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, uma parceria Palas Athena e UNESCO.

Outro integrante do evento foi o professor e médico pesquisador Paulo Saldiva, que concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Além de suas vocações ambientais (é diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP), Saldiva é ciclista e gaitista.

Já o biólogo e professor Marcos Buckeridge foi Pesquisador Científico do Instituto de Botânica de São Paulo (Jardim Botânico) durante 20 anos, onde trabalhou com fisiologia de árvores nativas de diversos biomas brasileiros. Recentemente, ele assumiu a diretoria do Instituto e tem estado fortemente ligado aos movimentos ambientalistas. Mais de 200 convidados – entre frequentadores assíduos e pessoas que vieram especialmente para o evento – dividiram suas atenções entre a conversa técnico-científica e a exposição pautada nos ODSs.