Prefeitura anuncia obras para controlar enchente em Perus

 

As fortes enchentes que castigaram a região de Perus, na região norte de São Paulo, foram pauta de encontro realizado nesta sexta (4), reunindo o prefeito Bruno Covas, a subprefeita de Perus, Luciana Torrales Ferreira, o secretário adjunto da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Ricardo Viegas, e o Chefe de Gabinete, Rodrigo Ravena, além de representantes do Legislativo e das pastas do de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Segurança Urbana e Defesa Civil. Na ocasião, foi informado o processo de licitação para a contratação da empresa que elaborará e adequará os projetos executivos das obras de controle de enchentes da bacia do Ribeirão Perus, cujos envelopes deverão ser abertos até o dia 10 de janeiro.

A devolutiva das ações da Prefeitura sobre as inundações que devastaram aquele local em dezembro último também esclareceu o motivo pelo qual o projeto foi paralisado na gestão anterior, devido ao não cumprimento de acordo firmado com a Caixa Econômica Federal. Com cerca de 3,5 km de extensão, a área receberá intervenções para recuperar o córrego e implementar áreas de proteção permanente de cursos d’água. 

Desde maio de 2018, a atual gestão tem trabalhado intensamente para retomar o projeto e criou um grupo de trabalho para viabilizar um Parque Linear. Em agosto do mesmo ano, o Sistema de Controle de Enchentes da Bacia Ribeirão de Perus foi selecionado e incluído no Projeto Avançar, do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, com prioridade para a contenção de enchentes. Com isso, os cofres públicos municipais terão uma economia de R$ 57,4 milhões na construção de cinco reservatórios, com capacidade para armazenar 600 mil m³, além do alteamento de três pontes e paisagismo. O projeto prevê a redução do número inicial de desapropriações, de 176 para apenas 20.

Córrego Ribeirão Perus
A Prefeitura intensificou as ações na região desde a noite do dia 18 de dezembro e madrugada seguinte, quando foram registrados 105,6 milímetros de precipitação de chuvas em apenas cinco horas – metade do volume esperado para o mês inteiro. Com a enchente, equipes municipais retiraram 850 toneladas de detritos das ruas e do córrego, enquanto a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ofertou atendimento emergencial a 372 famílias afetadas.

Outros 422 domicílios foram visitados visando a prevenção de doenças e cuidados com enchentes, envolvendo técnicos e voluntários da Defesa Civil, CET, Subprefeitura de Perus, Amlurb e Superintendência de Usinas de Asfalto de São Paulo (SPUA), que auxiliou com equipes de limpeza, hidro jato, varrição e remoção de objetos.