#VemPassarinhar marca lançamento de mais um Inventário da Fauna Silvestre


Durante as visitas aos parques municipais, o canto dos pássaros é a trilha sonora escutada em diversos momentos. Se você quer ver de perto estes cantores natos, participe do último #VemPassarinhar do ano. A atividade acontece no sábado (15), às 7h, no Parque Ibirapuera, e marca um momento especial: o lançamento de mais uma edição do Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo. O ponto de encontro para a observação de aves será na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ).

Ao fim do percurso pelo parque, o grupo retorna à UMAPAZ para listar os animais avistados por meio do aplicativo e-Bird, que envia os dados à Universidade de Cornell (EUA) e permite a catalogação das espécies. O #VemPassarinhar é uma ação conjunta da Divisão de Fauna Silvestre, da SAVE Brasil e do Observatório de Aves do Instituto Butantan. Para participar, não há inscrições: a atividade é aberta para todos os interessados.

Às 10h, é momento de pausa para um café da manhã compartilhado: basta levar comida ou bebida. Em seguida, às 10h30, a bióloga Leticia Bolian Zimback, chefe da Seção de Biologia da Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (DEPAVE 3) da SVMA, apresenta a lista de espécies da Fauna Silvestre atualizada do Município de São Paulo.

Levantamento da Fauna Silvestre

O Inventário da Fauna Silvestre é resultado do trabalho realizado pela Divisão de Fauna desde 1993. Vinte anos depois da primeira publicação (1998), o número de animais registrados mais que dobrou, especialmente no caso das aves. Mesmo assim, os pássaros não estão sozinhos: com 395 espécies de invertebrados – cuja maioria é de borboletas, bioindicadoras da qualidade ambiental – e 726 vertebrados, a lista traz 1.121 espécies catalogadas para toda a cidade e também de 140 locais, como parques urbanos, lineares e naturais, e também áreas verdes significativas, rios e represas.

Entre os vertebrados, há alguns destaques. A edição atualizada traz 50 espécies de peixes, sendo que quatro estão ameaçados de extinção: o tetra, a sardinha-branca, o cascudinho e a cambeva. Já nos anfíbios, há registro da rãzinha-piadeira, cujo som pode ser escutado durante o verão na Avenida Paulista, no Parque Trianon. Além das serpentes e dos lagartos endêmicos da Mata Atlântica, o cágado-de-barbicha e do cágado-pescoço-de-cobra compõem o grupo dos répteis.

Com 464 espécies identificadas, as aves representam o maior grupo e correspondem a 59% das aves do Estado. Alguns exemplos são a araponga, o pavó, a pomba-de-bando e o papagaio-verdadeiro. Entre os mamíferos, além da onça-parda, o destaque é da onça-pintada, encontrada recentemente no Parque Estadual da Serra do Mar, localizado na mesma região da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, uma das nove Unidades de Conservação Municipais da SVMA. Há ocorrência também do muriqui-do-sul, maior primata do Brasil, e do sagui-da-serra-escuro, ambos ameaçados de extinção.

Se você quer conhecer outros animais silvestres que habitam pela cidade, não perca esta experiência! Confira a programação completa:

Às 7h – #VemPassarinhar: breve explicação sobre a atividade na UMAPAZ e saída a campo pelo Parque Ibirapuera
Às 9h30 – Listagem das espécies avistadas com o aplicativo e-Bird
Às 10h – Café Participativo
Às 10h30 – Lançamento do Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo – 2018 com apresentação da bióloga Leticia Bolian Zimback

SERVIÇO
#VemPassarinhar e Lançamento do Inventário da Fauna Silvestre
Data: 15 de dezembro (sábado)
Horário: das 7h às 12h
Local: Ponto de Encontro: Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (em frente à UMAPAZ)

Fotografia: Marcos Kawall