Férias escolares combinam com trilhas


Finalmente férias! O semestre letivo acabou e é tempo de descanso e diversão. Se você busca uma atividade diferenciada para aproveitar o tempo livre, que tal explorar as trilhas dos parques municipais? Os passeios são gratuitos, de acordo com os horários de funcionamento de cada unidade. Para agendar, basta entrar em contato no e-mail ou no telefone do parque escolhido. Aproveite e compartilhe com a gente suas fotos com a #VemProParque – basta marcá-las com esta hashtag nas redes sociais.

Para um primeiro contato, vale a pena incluir o Parque Guarapiranga na sua lista. O espaço está às margens da represa Guarapiranga e é umas das poucas áreas verdes da região. Lá, o visitante pode fazer uma caminhada monitorada pela Trilha da Lagoa Vermelha. A represa ilustra o destino final do trajeto, e isso não é tudo: o público também pode participar do monitoramento da água, uma ação ambiental promovida para garantir o controle da qualidade da água.

Outra boa pedida é aproveitar uma caminhada apreciando o canto dos pássaros. O Parque dos Eucaliptos oferece essa incrível experiência com a Trilha Ecológica Pica-Pau do Campo. Para sentir um pouquinho da sensação de contemplar uma expedição pela Mata Atlântica, no Parque Santo Dias, a Trilha da Palmeirinha permite ao visitante conhecer espécies endêmicas da Mata Atlântica. Não deixe de fora da lista a Trilha Ecológica do Parque M’Boi Mirim. De segunda a sexta, das 14h às 17h30, ao percorrer a trilha, é possível conhecer melhor o parque e apreciar suas áreas verdes. Aproveite para conhecer melhor o histórico do bairro e seus recursos naturais.

Por último e não menos importante, a Trilha da Figueira do Parque do Carmo. A trilha tem início na grande figueira, que fica em frente ao casarão, sede da antiga Fazenda do Carmo, onde funcionam o Museu do Meio Ambiente, a administração do parque e a sede do Núcleo de Gestão Descentralizada (DGD Leste-1), vinculado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Durante o percurso, o participante pode conhecer um pouco da biodiversidade do espaço e diferentes organismos que vivem sob a figueira, como liquens e bromélias.

SERVIÇO
Parque do Carmo
Local: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
Telefone: (11) 2746-0100 / 2748-0010
E-mail: parquecarmo@gmail.com / ecarramillo@prefeitura.sp.gov.br

Parque Guarapiranga
Local: Estrada Guarapiranga, 575 – Parque Alves de Lima
Telefone: (11) 5514-6332
E-mail: patrickoliveira@prefeitura.sp.gov.br

Parque dos Eucaliptos
Local: Rua Ministro Guimarães, 280 – Morumbi
Telefone: (11) 3742-6363
E-mail: parqueeucaliptos@prefeitura.sp.gov.br / roseneidemiranda@prefeitura.sp.gov.br

Parque M’Boi Mirim
Local: Estrada do M’Boi Mirim, 7100 – Jardim Ângela
Telefone: (11) 5832-6951
E-mail: paulianafranca@prefeitura.sp.gov.br

Parque Santo Dias
Local: Rua Jasmin da Beirada, 71 / Rua Arroio das Caneleiras, s/n – Capão Redondo
Telefone: (11) 5511-9356
E-mail: ccajado@prefeitura.sp.gov.br