Inventário de Emissão de GEE entra em nova etapa


Qual o volume das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em São Paulo e como reduzi-las? Até então, os relatórios emitidos pelo Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) eram feitos pela metodologia de cálculo criada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para adequar este procedimento, os técnicos da SVMA participaram de um curso – oferecido pelos membros do C40 entre os dias 6 e 7 (terça e quarta) – na metodologia GPC.

Criado numa parceria entre C40 (Climate Leadership Group), ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e WRI (World Resources Institute), o cálculo do GPC (Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa) é uma adaptação do método do IPCC e objetiva maior utilidade para a realidade das cidades, uma vez que as orientações do método anterior eram mais voltadas para os relatórios nacionais. A partir desta capacitação, a equipe da SVMA iniciará os trabalhos de elaboração do inventário de emissões dos GEE do município de São Paulo.

“A participação do C40 é útil, porque eles foram um dos autores da metodologia e ofereceram este treinamento no bojo das atividades de cooperação internacional que essa associação faz”, explica a secretária executiva do Comitê de Mudanças do Clima e Ecoeconomia, Laura Ceneviva. Para produzir o novo relatório, diversas instituições municipais, estaduais e federais serão contatadas em busca das informações essenciais, como o consumo de combustível, normalmente informado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).