Dia do Mar é comemorado nesta sexta

O dia 12 de outubro é marcado por dois importantes feriados no Brasil, mas o que poucas pessoas sabem é que, nesse dia, também é comemorado o Dia do Mar. As praias são os destinos mais procurados pelas pessoas em períodos de férias, feriados ou até mesmo para uma rápida escapadinha da rotina. A água do mar relaxa e tranquiliza, além de fazer bem para a pele. Segundo estudos, a água do mar é rica em sais minerais e metais, como cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro e esses elementos acabam sendo benéficos até para reduzir coceiras e alergias. Mas você sabe a importância que o mar tem para o equilíbrio térmico da Terra?

Ele é essencial para a sobrevivência e o desenvolvimento do ser humano. Em suas águas habitam os seres fotossintetizantes (fitoplâncton), responsáveis por grande parte do oxigênio no planeta e da retenção de calor. O cloreto de sódio é o mais importante mineral extraído das águas do mar, pois é utilizado para produzir o popular sal de cozinha. Os mares e oceanos representam 97% da água existente no planeta Terra e são usados desde épocas passadas como via de transporte; afinal, foi assim que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, em 1500.

Infelizmente, nos últimos anos os mares têm sofrido as consequências advindas da poluição marinha. Muito se relata sobre como os plásticos estão degradando o ambiente e sua biodiversidade. Esses seres marinhos acabam ingerindo grandes quantidades do material, carregado de poluentes. Os animais acabam morrendo asfixiados e envenenados. Outros poluentes que também contaminam suas águas são os esgotos residenciais e industriais, agrotóxicos usados na agropecuária, chuvas ácidas e resíduos de carvão mineral. Em 2050, os mares e oceanos poderão ter mais plásticos do que peixes em suas águas. Por isso, neste dia especial, devemos refletir sobre nossas ações e mudar atitudes que prejudicam o meio ambiente, antes que seja tarde.

Influência da lua
As diferentes fases da lua influenciam as Marés (movimento de subida e descida das águas do mar). Assim como a Terra atrai a lua fazendo com que ela gire ao seu redor, a lua também atrai a terra, mas de uma forma menos intensa. E esse efeito de atração afeta diretamente nas correntes marítimas que geram as marés. A posição do Sol também determina a intensidade do movimento das águas.