Avenida Celso Garcia recebe plantio de árvores


Em parceria com a Subprefeitura da Mooca e com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realiza o plantio de 61 árvores ao longo da Avenida Celso Garcia e também na Praça Professor Aparecido Rodrigues Marques, ambas na região do Tatuapé. A ação será feita por meio do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD-Centro-Oeste 2), entre os dias 8 e 11 de outubro, das 7h30 às 15h.

Cores e frutas tomarão conta de toda a extensão da via, que receberá 25 carobinhas (Jacaranda puberula) e 21 araçás-amarelos (Psidium cattleianum). Já na praça, o ar da graça será dado pelos cinco exemplares de chuva de ouro (Cassia ferrugínea), outros cinco de ipê-roxo-de-sete-folhas (Handroanthus heptaphyllus) e mais cinco de pau-brasil (Caesalpinea echinatta), este último ameaçado de extinção. As novas árvores não só embelezarão o local, como também serão fundamentais para a melhoria da qualidade ambiental.

A Celso Garcia é uma das principais ligações entre a zona leste e o centro da cidade. Ela faz parte da ilha de calor do município, composta predominantemente por edifícios, calçada e asfalto. Trata-se de um ponto mais quente, pois estas estruturas, diferentemente da vegetação, retêm o calor recebido ao longo do dia por muito mais tempo.
Para o recebimento das novas árvores neste espaço, foram estudadas limitações na infraestrutura, como rede elétrica e de gás, trólebus, corredores de ônibus e presença de comércio. Com o objetivo de ampliar a arborização na região, há planejamento de futuros plantios.

SERVIÇO
Plantio de Árvores no Tatuapé
Data: de 8 a 11 de outubro
Horário: das 7h30 às 15h
Locais: Avenida Celso Garcia e Praça Professor Aparecido Rodrigues Marques

Foto extraída do Google Earth