Mudanças climáticas influenciam Desastres Naturais

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um alerta para os avanços do aquecimento global e a urgência em intensificar políticas públicas que revertam o quadro atual, no primeiro dia da 73ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York em 25 de setembro. O tema central foi a influência das mudanças climáticas para os desastres naturais, já que o dia 12 de outubro é o Dia Mundial para a prevenção de Desastres Naturais.

Líderes globais expressaram suas fragilidades para tratar do assunto e pediram urgência pela implementação do Acordo de Paris para o clima, o que ajudaria a reduzir drasticamente a emissão dos gases de efeito estufa (GEE) liberados na atmosfera para amenizar catástrofes naturais. Outro ponto importante foi a questão do multilateralismo e sua relevância para resolver os grandes problemas globais.

O aquecimento global continua sendo o desastre ambiental que mais preocupa. O uso de combustíveis fósseis ainda é a principal causa das emissões de GEE. Segundo análise apresentada na ONU, os países que mais poluem são China e Estados Unidos. O Brasil fica na sexta posição desse ranking de maiores emissores de gases poluentes. O Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia, presidido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), tem apontado para ações que visam mitigar esses efeitos, assim como propor soluções para a cidade, visando amenizar os problemas causados pelas mudanças climáticas.

Indonésia

Os desastres naturais são responsáveis por deixar, anualmente, 24 milhões de pessoas ao redor do mundo em situação de extrema miséria. Segundo o relatório realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a redução do risco de desastres, essas catástrofes deslocam cerca de 14 milhões de pessoas por ano. A situação é emergente e precisa ser discutida. O caso mais recente aconteceu na Indonésia e ocasionou a morte de 1.234 pessoas em consequência do terremoto e do tsunami que atingiram a ilha Sulawesi, na última sexta-feira (28). O Terremoto de magnitude 7, 5 provocou ondas de até 6 metros e deixou um rastro gigantesco de destruição pelo país.

Seria impossível prever e evitar que alguns desastres acontecessem, mas seus impactos podem ser minimizados. A implementação do Acordo de Paris para o Clima ajudaria a reduzir drasticamente os gases de efeito estufa liberados na atmosfera e amenizar catástrofes naturais. Outro ponto importante é o comprometimento mundial ao combate do aquecimento global, que ainda é um dos grandes problemas para o futuro.