SVMA promove 5º encontro sobre Parques Lineares e de Orlas de Represas


Parques lineares são necessários para reduzir ou equacionar a degradação dos leitos de rios e córregos, protegendo a vegetação local em sua borda. Discutir experiências e fortalecer essa política, praticada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), é o objetivo do 5º encontro sobre Parques Lineares e em Orlas de Represa, que acontece no próximo dia 16 de outubro, das 9h15 às 16h45, na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da pasta.

O evento é uma excelente oportunidade para reunir servidores da SVMA, administradores, educadores e projetistas de parques, para promover diálogo e troca de experiências, como forma de fortalecer o processo colaborativo entre os departamentos da SVMA. Os participantes serão recebidos para um café de boas-vindas. Na abertura, serão realizadas apresentações de diversos setores da SVMA, como UMAPAZ, Departamento de Gestão Descentralizada (DGD), Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) e Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN).

Às 10h30, o autor, administrador de empresas e mestre em urbanismo, Mauro Calliari, fará uma apresentação sobre espaços públicos e a urbanidade em São Paulo. A segunda apresentação será comandada por Camila Praim e Carlos Said, coordenadores de parques do DEPAVE. Juntos, contarão suas experiências e desafios atuando na Gestão de Parques Lineares e de Orlas de Represas. A partir das 11h50 será aberto debate aos acontece um debate aberto aos participantes, seguida de pausa para o almoço.

As atividades serão retomadas às 14h30 com duas apresentações. A primeira, feita pelo professor e arquiteto urbanista Wellington Nagano, aborda um estudo sobre implantação de parques lineares em São Paulo a partir do projeto de implantação do Parque Linear Itaim Paulista. Compartilhando suas experiências na elaboração de projetos de parques lineares e de orla de represa, a arquiteta urbanista e diretora do DEPAVE 1, Tamires Oliveira, tem a palavra a partir das 15h.

O segundo debate do dia tem início às 15h30. Para encerrar as atividades, será reservado um momento para confraternização, durante o café da tarde. Para participar do encontro, o interessado deve enviar um e-mail para deplan2@gmail.com informando os seguintes dados: nome completo, RF, o departamento que atua, e-mail e telefone.

Papel da SVMA
Uma das missões da SVMA é contribuir e apoiar o processo de implantação de novos parques na capital. Com essas finalidades, a programação do evento reuniu especialistas para traçar um panorama sobre esse segmento. Atualmente, a pasta administra 20 parques lineares e oito parques instalados em orlas de represa.

SERVIÇO
5º Encontro sobre Parques Lineares e de Orlas de Represas
Data: 16/10 (terça)
Horário: das 9h15 às 16h45
Local: UMAPAZ- Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera
Inscrições: enviar pelo e-mail deplan2@gmail.com o nome, RF, departamento e dados de contato (e-mail e telefone).