Confira a programação do Equinócio no Planetário

Venha conhecer o céu indígena de São Paulo no início da primavera durante a Comuna Intergaláctica.


Os equinócios – as duas datas no ano em que o dia e a noite têm a mesma duração, e as únicas em que o Sol nasce exatamente a leste e se põe exatamente a oeste – são fenômenos observados em todo o mundo, por todos os povos, que em torno deles criam ritos e tradições.
Na tradição ocidental, predominante no Brasil e herdada da Europa, o equinócio de setembro marca o início da primavera (no hemisfério Sul) ou do outono (no hemisfério Norte). Já para os Guarani, neste equinócio tem início o ara pyau, ou “tempo novo”, a parte do ano composta por primavera e verão. Neste ano, o equinócio acontece no sábado, 22 de setembro.
Como parte da II Comuna Intergaláctica, que acontece no Planetário do Ibirapuera e na Escola Municipal de Astrofísica (EMA), a chegada do ara pyau será celebrada de diversas maneiras entre os dias 21 e 23. Estão previstas performances artísticas, o lançamento simbólico de uma nave espacial de bambu e, também, um evento especial na cúpula do planetário, com tecnologia full dome (que garante uma qualidade de imagem excepcional) e a participação do pesquisador Germano Afonso, especialista em etnoastronomia.
A sessão especial full dome com Germano Afonso, sobre o céu indígena, está marcada para o sábado, dia 22, a partir das 18h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do planetário a partir do meio-dia do sábado. A programação completa da Comuna está em http://comuna.intergalactica.space/