Seminário apresenta resultados do projeto ASTRID


Na última semana de agosto, foi realizado um seminário para apresentar os resultados do projeto ASTRID. Os estudos mediram as emissões de diversos meios de transporte em várias áreas da capital paulista, a percepção dos moradores quanto à poluição do ar e seus efeitos e como a desigualdade social intensifica os problemas de mobilidade. Esta desigualdade afetaria principalmente as pessoas de classes mais baixas, que passam muito mais tempo no trânsito por viverem distantes do local de trabalho, lazer e dos serviços essenciais. 

O projeto ASTRID (do inglês Accessibility, Social justice and TRansport emissiona Impacts of transit-oriented Development stategies) é um estudo temático realizado em três centros urbanos: São Paulo, Londres (Inglaterra) e Randstad South (Holanda). Além de indicar resultados, foram apresentadas ações a serem adotadas pela gestão da cidade na elaboração de políticas públicas de inclusão e acessibilidade.

Além da secretária executiva do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia, Laura Ceneviva, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) esteve representada pelo seu chefe de gabinete, Rodrigo Ravena, que comentou futuros projetos da atual gestão no setor e como a pasta tem apoiado as demais no engajamento das questões ambientais às suas políticas setoriais. Ravena também destacou o interesse da Municipalidade em ter acesso aos dados utilizados na pesquisa para futuros delineamentos.