Dia da Amazônia é comemorado nesta quarta


O Dia da Amazônia é celebrado anualmente em 5 de setembro para conscientizar as pessoas sobre a importância desse bioma, que responde por cerca de cinco milhões e meio de quilômetros de floresta e abrange nove países. De seu total, 26% estão em território brasileiro protegido, embora a floresta esteja sempre em risco devido a desmatamentos clandestinos, extração irregular de madeira e incêndios criminosos.

A data escolhida é também uma homenagem à criação da Província do Amazonas, em 1850, pelo príncipe D. Pedro II. A exemplo de outras datas relacionadas ao meio ambiente, esta é uma celebração que nos remete mais à reflexão que a uma festividade, pois o avanço das plantações de soja e da pecuária tem dizimado florestas nativas, comprometendo o equilíbrio da biodiversidade local.

Outro aspecto que também merece atenção, não apenas nesta data, é o descaso com a degradação das florestas, contribuindo de forma generalizada para as mudanças climáticas. Embora a própria atividade extrativista da madeira e do plantio não possam ser dissociadas do desenvolvimento, o Amazonas deve ser visto com outro olhar, porque essa fonte de biodiversidade, se eliminada, trará sérias consequências ao planeta.