Seminário discute os Resultados do Projeto ASTRID

Projeto temático compara índices em três centros urbanos para condições de mobilidade, qualidade do ar e acessibilidade ao transporte.

No próximo dia 29 de agosto, na sede da SP Urbanismo, um seminário promete apresentar os resultados do projeto ASTRID (do inglês Accessibility, Social justice and TRansport emissiona Impacts of transit-oriented Development stategies). Trata-se de um estudo temático realizado em três centros urbanos - São Paulo (Brasil), Londres (Inglaterra) e Randstad South (Holanda) –, com foco em acessibilidade, justiça social, impacto das emissões de transportes e estratégias de desenvolvimento orientado ao transporte sustentável.

Importante atentar para o prazo de inscrição: os interessados em participar devem fazê-lo até o dia 20, por e-mail. Ao discutir justamente o resultado desse estudo, o workshop (com tradução simultânea em português) aborda os processos e circunstâncias que reduzem ou ampliam as diferenças sociais existentes, particularmente relacionadas à acessibilidade ao transporte, à percepção da qualidade do ar e das condições de mobilidade.

Para essa avaliação foram realizados experimentos que avaliaram a exposição da população à poluição atmosférica nos diferentes modais de transporte; pesquisa e levantamento de dados sobre a acessibilidade ao trabalho e um questionário populacional envolvendo moradores de diferentes regiões e níveis socioeconômicos das três metrópoles para investigar a percepção das pessoas sobre os temas abordados no projeto.

O ASTRID é projeto temático financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) dentro de uma linha de financiamento para colaboração transnacional denominada “FAPESP-ESRC-NOW Joint Call for Transnational Collaborative Research Projects". Ele compara índices dessas três cidades mundiais para condições de mobilidade, qualidade do ar e acessibilidade ao transporte. Também tem por objetivo engajar, na sua elaboração e na discussão dos resultados, os tomadores de decisão envolvidos na elaboração de políticas públicas de transporte, ambiente e planejamento urbano, a fim de apresentar caminhos para a ampliação da justiça social em São Paulo.

O seminário tem a seguinte programação:

9h às 9h30
Introdução e Apresentação dos Resultados do Projeto
Professor Dr. Karst Geurs (Univ. Twente) & Professora Dra. Maria de Fatima Andrade (IAG – USP); Laura Ceneviva (SVMA)

9h30 às 10h30
Poluição do Ar, Transporte, Saúde e Percepções
Professor Dr. Prashant Kumar (Univ. of Surrey); Professora Dra. Adelaide Nardocci (FSP – USP); Dra. Anne Dorothee Slovic (IAG – USP) & Veronika Brand, doutoranda (IAG – USP)

10h30 às 11h30
Acessibilidade, Transporte & Moradia
Professora Dra. Mariana Giannotti (Poli- USP); Dr. John Pritchard (Univ. Twente); Professor Dr. Alex Hagen (Univ. of Surrey) & DEPICT

11h30 – 12h30
Debate e Recomendações
ITDP & ASTRID


SERVIÇO
Data: 29 de agosto
Horário: das 9h às 12h30
Local: SP Urbanismo – Rua São Bento, 405 / Rua Líbero Badaró, 504 – 18º andar - Edifício Martinelli
Inscrições: até 20 de agosto, pelo e-mail adslovicusp@gmail.com