Festa de aniversário une natureza e arte

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo promoveu caminhada e recuperação de muro com graffiti.

 

 

Foram dois dias de comemoração, em uma região que confronta o olhar por suas disparidades: a abundância da natureza, representada pelo Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC), inserido dentro da APA do Carmo (gerida pelo Estado), faz um contraponto ao grande adensamento populacional da zona leste. O evento foi criado para comemorar as duas unidades: 15 anos do PNMFC e 29 anos da APA. As surpresas foram captadas pelas lentes da fotógrafa Roberta Navas, como a arte do graffiti, reunido pelos curadores Annibal Lima, Michel Onguer e Sidney Simon (Otito), para dar vida ao muro da Usina de Reciclagem de São Mateus.

Vale mais "mostrar". Que a sua sensibilidade capte nas imagens a seguir o resultado do trabalho da Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário (DEPAVE-8) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com parceria da  Fundação Florestal, DGD Leste-1, Sesc Itaquera, Conselho Gestor do PNMFC e DEPAVE. A intervenção artística feita neste muro, ponto de descarte viciado de resíduos sólidos, transformou sua fachada triste em uma explosão de cor. 

A festa foi dos pequenos e dos gigantes do graffiti!



Caminhada

Na manhã do sábado, a ordem foi caminhar, com um traçado considerado de média dificuldade, mas com imensas recompensas visuais aos que participaram. O encontro foi no Sesc Itaquera, onde todos demonstraram a união em prol da natureza.

No percurso, muitas surpresas, como a borboleta que se confunde com a flor visitada, encantam a passagem do homem.

Ponto alto do encontro com a natureza foi visitar um extinto aterro sanitário.

Finalizando a caminhada ao Parque do Carmo, pausa para visitar o Casarão. Na foto abaixo, a equipe do DEPAVE-8 - empenhada em todos os festejos - com a sensação do dever cumprido. 

Fotos: Roberta Navas