Dia da Mata Atlântica é comemorado em São Paulo

A agenda da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em comemoração ao Dia da Mata Atlântica foi bastante intensa. O já tradicional Abraço Guarapiranga (acima) envolveu plantio, apresentações musicais e de dança e barracas para temas ligados à educação ambiental, como exposição de abelhas sem ferrão. Já o evento “Seja Voluntário no Dia da Mata Atlântica“, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica no domingo (27), reuniu mais de 350 pessoas nos cinco parques integrantes da ação, dois deles pertencentes à SVMA: Profª Lydia Natalizio Diogo – Vila Prudente (abaixo) e Trianon.

A ação voluntária chamou a atenção para a data e promoveu, por mutirão, limpeza e plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica nos parques.

O Trianou também comemorou a data com o espetáculo teatral (acima) Água Doce, sobre os rios da cidade. A ação atraiu um público considerável, além de voluntários, moradores do entorno e frequentadores dos parques, de grupos de estudantes, escoteiros, ambientalistas e muitas crianças e jovens dispostos a contribuir com o que restou de Mata Atlântica na cidade. O Viva a Mata 2018 teve o apoio da SVMA e das secretarias Estadual do Meio Ambiente (SMA), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Ypê.

Durante o ato, a organização chamou a atenção para a Lei da Mata Atlântica, a única a proteger um bioma no Brasil e principal instrumento de proteção da Mata Atlântica. Feita pela sociedade e com a comunidade científica, é uma lei cidadã pela floresta. A Fundação SOS Mata Atlântica participou ativamente da criação e mobilização para a aprovação dessa lei que regulamenta a proteção e a utilização da biodiversidade e recursos dessa floresta.