Evento discute a Zona de Amortecimento da Serra da Cantareira

 
Como devolutiva do 1º Fórum Integrado da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Cantareira, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio do seu Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Norte-2, realiza importante discussão sobre o tema para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa será realizada no auditório da Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi no dia 4 de junho, das 9h às 17h.

Com o tema Entre o Urbano e a Floresta: Zona de Amortecimento da Serra da Cantareira - Desafios e Aproximações, o objetivo é motivar as ações de participação social, influenciando e incorporando mudanças nas organizações e promovendo a iniciativa cidadã para o reconhecimento dos fenômenos socioambientais do território em questão. Para sua realização, o evento contou com parcerias da Sabesp e PAVS.

Debates
A proposta da equipe organizadora é abrir o debate por meio de duas mesas temáticas. A primeira abordará a Importância e Significado da Floresta Urbana e Zona de Amortecimento no Contexto de Cidade. Ela será composta por representantes da Reserva da Biosfera, Parque Estadual da Cantareira e Plano Diretor Estratégico. Na segunda mesa, sobre Contextualização e Problemática Social em Escala Municipal, participarão representantes da Sabesp, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e DGD-N2/SVMA.

Duas oficinas estão programadas: Planejamento Urbano e Participação Social: Concepção do Plano Diretor, e Ferramentas de Intervenção Social e Comunicação: Construindo e Estabelecendo Redes Sociais. O evento será baseado nas metodologias propostas pelo livro Planejamento Urbano Integrado e Participação Social na Recuperação e Reintegração de Áreas Degradadas (ICLEI – Prefeitura de São Paulo, Verde e Meio Ambiente).