Plantio para enriquecimento arbóreo beneficia dois parques municipais

Ação pelo Dia da Mata Atlântica tem projeto da SVMA; mudas e voluntários serão de responsabilidade da SOS Mata Atlântica.

Para comemorar o Dia da Mata Atlântica (27/05), a Fundação SOS Mata Atlântica realiza neste domingo uma ação voluntária em cinco parques de São Paulo, dois deles pertencentes ao Município e geridos pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Será justamente no Parque Trianon (foto acima) e no Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo (Vila Prudente) que terá início um projeto ousado da SVMA para enriquecimento da Mata Atlântica.

Segundo Andrea Bossi, analista de Meio Ambiente da SVMA, o projeto de seleção das espécies e locais de plantio nesses parques foi um trabalho da pasta. A SOS assumiu a doação das mudas e o plantio, que será executado por voluntários. Foram definidas oito espécies para o enriquecimento do Trianon, totalizando 10 árvores: perobca-poca, louro-pardo, jenipapo, jatobá, dedaleiro, canafístula e araçá-amarelo. “Selecionamos as espécies mais adequadas para cada área porque as árvores do local são antigas e, quando uma delas cai ou adoece, precisamos ter outras já em desenvolvimento para preservar a mata“, explicou a especialista.

O enriquecimento da mata está relacionado também à presença das chamadas espécies exóticas (que não pertencem ao nosso bioma) e que, por isso, são muito agressivas com a mata nativa. No Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo (foto abaixo), o objetivo é prever a supressão dos eucaliptos – árvores exóticas, muitas em processo de envelhecimento – com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

A ONG SOS Mata Atlântica entra com o evento “Viva a Mata - Seja Voluntário no Dia da Mata Atlântica“, no qual convida a população a realizar atividades como mutirões de limpeza e plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, das 9h às 12h. Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha mais de 18 anos (menores podem, desde que acompanhados por um responsável), e a inscrição é feita pela internet.

Segundo Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, o objetivo pretende estimular a valorização da Mata Atlântica e dos parques, além de engajar a sociedade na conservação e apoio à gestão destes espaços. As atividades realizadas serão definidas em parceria com os gestores dos parques e atenderão as necessidades de cada local. “O voluntariado é um importante aliado da conservação ambiental e esperamos que muitas pessoas se sensibilizem e se engajem neste dia especial“, afirma Marcia. A ação também acontece nos parques estaduais da Água Branca, Horto Florestal e Ecológico do Tietê.

Mata Atlântica
Uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies e ameaçadas do planeta é a Mata Atlântica. O bioma abrange uma área de cerca de 30% do total do território brasileiro, segundo o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), recentemente concluído pela SVMA. A região abriga cerca de 72% da população e sete das nove maiores bacias hidrográficas do país, reunindo ainda três dos maiores centros urbanos do continente sul americano. Essa floresta possibilita atividades essenciais para a nossa economia – como a agricultura, a pesca, a geração de energia, o turismo e o lazer.

Ao preservar as áreas verdes, aí incluídos os parques, o homem contribui para preservar essa mata, que também responde pela rica diversidade de flora e fauna. A população brasileira de animais silvestres é estimada em 4 mi espécies, dos quais mais de 50% já se encontram ameaçadas de extinção. A flora está diretamente ligada à preservação ambiental e, quando árvores envelhecem e morrem, é importante que sejam substituídas por outros indivíduos arbóreos pertencentes à Mata Atlântica, preservando assim o bioma.

SERVIÇO
Viva a Mata 2018
Data: 27/05
Horário: das 9h às 12h
Locais:
Parque Ten. Siqueira Campos – Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César
Parque Ecológico Profª Lydia Natalízio Diogo - Rua João Pedro Lecor, s/n - Vila Prudente – Zona Leste
Inscrições: clique aqui.