Vacina contra febre amarela tem postos volantes do Metrô

Vacinação é essencial para frequentar os parques municipais com segurança.


Além de disponibilizar a vacina em todos os postos de saúde durante a semana e nos plantões aos sábados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem traçado estratégias para levar a vacina contra a febre amarela até a população de São Paulo. Nesta terça (22) a ação será na estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo. Na sexta (25), a vacinação estará disponível na Faria Lima. O horário de atendimento será das 10h às 16h nas duas datas. Os postos oferecem também a imunização contra três tipos de gripe.

A SMS conta com 90 postos para disponibilizar a dose contra a doença, que já causou a morte de sete pessoas na capital em 2018. Os munícipes de São Paulo que ainda não se protegeram contra a febre amarela devem procurar um dos postos para receber a vacina. Basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Confira aqui a lista com os postos e horários de atendimento.

Visita aos parques
Os parques da cidade de São Paulo chegaram a ser fechados por precaução quando foram identificadas as mortes de bugios pela febre amarela silvestre. A saúde desses animais é fundamental para que os técnicos da Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) alertem as autoridades de saúde quanto à presença do mosquito transmissor na mata.

Após a reabertura dos espaços públicos, a SVMA tem feito campanhas para alertar a população quanto à necessidade de se vacinar antes de voltar a frequentar os parques. A febre amarela apresenta maior incidência nos meses de mais calor e chuva, o que não impede o contágio em dias mais frios. A campanha contra a febre amarela começou em setembro do ano passado e está prevista para ser encerrada no dia 30 de maio.

Até o momento, 6,5 milhões de doses foram aplicadas, representando 56,1% dos moradores da capital, mas a meta da SMS é atingir 95%. A região com maior cobertura vacinal continua sendo a Norte (87,1%), primeira área do município a receber a campanha no ano passado. Em seguida, estão as regiões Sul (67,6%) e Oeste (55,2%). Os menores índices continuam nas regiões Sudeste 39,9%), na Leste (39,6%) e Centro (19,7%).

Influenza
A dose que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) também estará disponível na ação no Metrô, apenas para os grupos prioritários da campanha. Até a última quarta-feira (16), foram vacinadas 1,3 milhão de pessoas, o equivalente a 43,7% do público-alvo. São classificados como grupos prioritários os profissionais de saúde, população com 60 anos de idade ou mais, população indígena, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde