Prefeitura monitora primatas em parques municipais

A Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo de Fauna Silvestre (DEPAVE 3) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) concluiu esta semana os trabalhos de monitoramento de primatas da espécie Sagui nos parques municipais. O objetivo foi capturar macacos em locais próximos dos que apresentaram registro de animais mortos por Febre Amarela. Além de efetuar um exame de sangue, a ação visa estudar e monitorar seus movimentos.

A atividade começou no Parque Severo Gomes e se estendeu aos parques Alto da Boa Vista (Chácara Flora), Burle Marx, Parque do Carmo e, por último, Parque Independência, finalizado nesta quinta (3). Os primatas são capturados por meio de iscas atrativas colocadas em pontos estratégicos. Após serem sedados, é feita a coleta de sangue para pesquisa da presença do vírus da Febre Amarela, realizada no Instituto Adolfo Lutz. Em seguida, os animais são microchipados, para que possam ser devolvidos aos locais de origem após retornarem da anestesia.

Febre amarela
Desde outubro de 2017, foram confirmadas no munícipio 149 epizootias (morte de primatas não-humanos causada pela doença). Em humanos, até abril deste ano foram confirmados 13 casos autóctones (adquiridos no próprio município de residência), dos quais sete evoluíram para óbito, segundo informações da Secretaria da Saúde (SMS). Vale lembrar que os primatas são apenas vítimas – e não transmissores – da febre amarela.