Venha ver Júpiter no Ibirapuera


Na noite desta quarta, 9 de maio, o Planetário do Ibirapuera oferece gratuitamente ao público a oportunidade de observar Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, pela lente do telescópio. Trata-se de uma ocasião especial, pois a segunda semana do mês será marcada pela oposição de Júpiter, momento em que a Terra, em sua órbita, coloca-se entre o Sol e o planeta gigante. O equipamento será instalado em frente ao Museu Afro.

A oposição oferece uma oportunidade excelente de observação por três motivos: a face do planeta se encontra totalmente iluminada, sua distância em relação à Terra é mínimia e ele passa mais tempo na parte alta do céu. Essa configuração se repete a cada 400 dias, aproximadamente.
Neste ano, a distância mínima entre nós e Júpiter será atingida às 9h da manhã de 10 de maio (horário de Brasília), e será de 658 milhões de quilômetros. Já o alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Júpiter acontece um dia e meio antes, às 22h00 do dia 8.

Júpiter foi um dos primeiros astros a serem observados com telescópio, ainda no século 17. A descoberta das quatro maiores luas do planeta por Galileu Galilei, em 1610, fez com que esses satélites se tornassem os primeiros objetos da história vistos girando em torno de um corpo celeste, que não a Terra. Atualmente, a Nasa mantém ao redor do planeta a sonda Juno, que tem enviado imagens deslumbrantes para a Terra.

SERVIÇO:

Dia: 09/05/2018
Horário: 20h às 22h
Local: na arena de eventos, entre o Planetário do Ibirapuera e o Museu Afro.
Público: atividade não indicada para menores de 12 anos. Não haverá fila preferencial para crianças. O acesso é livre e será realizado por ordem de chegada.