Dia nacional do pau-brasil

 
No dia 3 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do pau-brasil, árvore que originou o nome do país e se tornou seu símbolo, embora outra árvore, o Ipê, também tenha essa missão. O pau-brasil é uma espécie nativa da região da Mata Atlântica, e era conhecida pelos índios como Ibirapitanga (madeira vermelha), devido à sua coloração.

O tronco reto e relativamente fino, com altura que pode atingir até 30m, diferencia a árvore, que recebe uma floração amarela. Mas é pela cor do seu cerne que o pau-brasil tornou-se mundialmente famoso. Isso porque, a despeito da casca cinza-escuro, a árvore apresenta um miolo rosado e um extrato que gerou tinta vermelha para diversas finalidades.

Sua madeira foi indicada inclusive para a fabricação dos arcos de violino. A polularidade da madeira tingiu seu auge no período colonial como uma das principais fontes de renda do país; seu corante avermelhado foi usado por muitos anos pelos europeus para fabricar tecidos de luxo e tinta para escrever.

O uso indiscriminado que gerou a exploração desmedida fez com que, em 2004, a árvore entrasse para a lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Atualmente, o pau-brasil é protegido por lei e não pode ser cortado nas florestas. Ações de plantio procuram reproduzir as espécies nativas, dentre elas nossa árvore-símbolo, resgatando a memória dessa importante árvore nacional.