Parque Chácara do Jockey comemora 2º Aniversário


Um dos mais jovens parques municipais terá, no feriado de 1º de maio, a justa comemoração por seus dois anos, completados na véspera (30 de abril). A programação inclui diversas atividades ao longo do dia que garantirão a homenagem ao Parque Chácara do Jockey. O trabalho pré-evento contou com o apoio dos integrantes do Conselho Gestor e da comunidade. Embora jovem, o espaço tem muita história pra contar! Basta circular pelos seus 143.531 m².

Por exemplo, o Portão P3, situado na Av. Pirajussara, conduz a um espaço onde é possível caminhar pelos diversos passeios de terra batida, sentar-se nos bancos espalhados pelas margens do lago ou aproveitar o extenso gramado sombreado pelo pergolado. O setor é conhecido como Núcleo Contemplativo do Pirajussara. Oficinas, aulas e demais ações socioambientais serão desenvolvidas no Galpão de Atividades que fica ao lado do Playground para crianças. A área com mesas e bancos para Piquenique, juntamente com o antigo Redondel, Coreto e Cocheiras – onde são realizadas apresentações culturais –encerram o conjunto de edificações desse Núcleo.

Já o Portão P1, situado na av. Professor Francisco Morato, leva diretamente à Administração do Parque e ao Espaço de Convivência, voltado para atividades comunitárias e de celebração. Por isso, ele compõe o Núcleo Esportivo. Não faltam opções, como as pistas de skate, a quadra poliesportiva e os campos de futebol. Ali também se concentram os equipamentos de ginástica para uso da melhor idade.

O Núcleo Cultural das Baias é o maior espaço, agrupando em seus cerca de 8.000 m² uma edificação gerida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A Casa de Cultura recebe atividades de coletivos culturais e artistas locais, com  oficinas de criação e salas multiuso. Já a Praça da Balança (onde permanecia o equipamento usado para pesar os animais) abriga um pequeno anfiteatro a céu aberto. Ali, bancos e uma grande mesa de trabalho para oficinas ao ar livre ampliando as possibilidades de atividades culturais.

Histórico
O bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, começou a ser ocupado por volta de 1930 num movimento de urbanização junto à antiga Estrada de Itapecerica (atual Av. Prof. Francisco Morato). Em 1946, a propriedade rural conhecida como Chácara do Ferreira foi adquirida pelo Jockey Club de São Paulo para estabelecer a adequada criação e treinamento de cavalos de corrida. Em outubro de 2014, a Prefeitura de São Paulo tomou posse da Chácara do Jockey, atendendo a uma reinvindicação de mais de 30 anos dos moradores da região pela criação de um parque.

Com mais de 143 mil metros quadrados (o equivalente a 20 campos de futebol), a Chácara foi declarada de utilidade pública e sua desapropriação envolveu um processo de negociação com o Jockey Club – onde a indenização pelo imóvel foi compensada pela dívida de IPTU acumulada ao longo dos anos pelo proprietário com a administração municipal. A adequação do complexo foi iniciada em 2015, permitindo preservar as estruturas históricas e dar novo uso público ao espaço.

Confira a programação

  • Exposição de artistas plásticos e artesãos na área das baias e participação em forma de empório de três cervejarias artesanais;
  • Feira gastronômica e de orgânicos no espaço ao entorno das baias;
  • Apresentação de bandas ou músicos da região;
  • Leitura aberta para o público
  • Agenda musical:

10h30 às 12h30 – Participação do projeto som do bom (ritmo do soul music)
12h00 Banda Mimimi – Gênero alternativo
12h45 Apresentação do projeto Samba Rock
13h00 Banda Moonlight – Gênero alternativo
13h45 Apresentação do grupo I Am Style ( street dance)
14h00 Banda Chama o Samu – Gênero Rock Metal
14h45 Apresentação do projeto Zouk
15h00 Grupo Du Corre – Gênero Rap
15h30 Apresentação do grupo The Femmex
15h45 Banda Forró – Léo dos teclados
16h30 Apresentação do projeto Som do Bom
16h45 Banda Ruar – Gênero Pop Rock Internacional anos 70/80
17h30 Banda Atol das Rocas - Gênero Pop Rock Nacional.

O Parque fica na Av. Prof. Francisco Morato, 5257 - Vila Sonia, São Paulo