Saúde e Sustentabilidade unindo práticas e reflexões

 

Começou hoje e vai até 6 de julho, sempre às sextas-feiras, o curso “Sustentabilidade Urbana - práticas e reflexões”, promovido pela Divisão de Difusão e Projetos de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O objetivo é orientar os mais de oitenta técnicos e agentes de Vigilância em Saúde inscritos, tornando-os multiplicadores do conteúdo.

Esta é a segunda edição do curso (na foto, cenas da primeira edição), que acontece nos dias 20 e 27 de abril, 4, 11, 18 e 25 de maio, 1, 8, 15, 22 e 29 de junho, e 6 de julho, das 13h às 16h. São trazidas questões como processos de urbanização das cidades e as doenças emergentes, a gestão de resíduos sólidos, a preservação das fontes de água potável, as alternativas de energia e de mobilidade urbana e a importância da participação social; os agentes devem disseminar problemas comuns e suas consequências, como a relação entre a queima do lixo urbano e os agravos dos problemas respiratórios, ou a falta de saneamento no aumento de doenças que se proliferam na água contaminada.

Segundo o Instituto Saúde e Sustentabilidade, a causa da maior parte das doenças crônicas está relacionada ao estilo de vida nas grandes cidades e às escolhas de atitudes cotidianas de seus habitantes. Ao discutir tais questões, o curso procura sensibilizar o público-alvo para perceber essas questões sociais, usar a informação na prevenção de problemas socioambientais e de saúde e, afinal, ter uma participação social ativa na cidade.

A iniciativa tem o apoio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (COVISA), que define a participação dos profissionais da Vigilância em Saúde no curso. São esses profissionais que possuem um vínculo importante com o território e atuam diretamente com as dinâmicas locais, na prevenção dos agravos e doenças.