Educação ambiental e transversalidade

A Divisão Técnica do Núcleo Sul (1, 2 e 3) do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) promove, de 8 de maio a 26 de junho, o curso “Educação Ambiental e Transversalidade”, realizado sempre às terças-feiras, das 9h às 12h. O curso é validado (ou seja, permite ao servidor somar pontuação em seu prontuário). O objetivo é proporcionar ao participante a ampliação e compreensão sobre os conceitos e questões de educação ambiental e sustentabilidade.

O mecanismo do curso prevê, através de conhecimento e troca de informação, o desenvolvimento de ações e projetos de educação ambiental e sustentabilidade por meio da interdisciplinaridade. A atividade reforça a educação ambiental como ferramenta para o poder público transmitir informações e promover mudanças de comportamento do indivíduo.

As alterações de comportamento, por sua vez, são elementos para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida destas e próximas gerações. Isso proporciona a introdução de um processo de inovação educativa, que envolve diversos equipamentos (unidades escolares, unidades básicas de saúde, parques, ONGs, CCAs etc), diretamente ligados à comunidade no exercício de promoção da educação, saúde e meio ambiente.

A capacitação desse público-alvo objetiva torná-lo disseminador e multiplicador desse conteúdo em seu território. Este curso validado reforça a importância do fortalecimento do multilateralismo, com mecanismos e tecnologias inovadores para enfrentar os desafios da sustentabilidade. As inscrições devem ser feitas neste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail edambientalsul@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 5666-2671.

Segue o conteúdo das aulas:

08 de maio
Conceituação – meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental /legislação (federal/ estadual/ municipal);

15 de maio
Educação formal – bases curriculares / educação não formal / plano de metas/ currículo da cidade;

22 de maio
ODS – cidades sustentáveis / Proaurp;

29 de maio
Mudanças Climáticas / SOS Mata Atlântica / Observando Rios / PMMA

05 de junho
Informação x mudança de hábitos e atitudes
• Como mobilizar a comunidade escolar
• Atividades preparatórias

12 de junho
Conhecendo a natureza / processos (compostagem, terrário, minhocário);

19 de junho
Metodologia Oásis e P.O.P.

26 de junho
Práticas Ambientais: trilhas ecológicas / jogos ambientais

SERVIÇO
Data: 8, 15, 22 e 29 de maio; 5, 12, 19 e 26 de junho
Horário: das 9h às 12h
Local: UNIFESP Santo Amaro: av. Padre José Maria, 545 – ao lado do Terminal Urbano
Inscrições: feitas pela internet neste link.