Postos volantes em estações do Metrô reforçam vacinação contra febre amarela em SP

Ação acontecerá de segunda (16) a quinta-feira (19) e terá objetivo de ampliar cobertura vacinal na capital.

Nove estações do Metrô de São Paulo receberão na próxima semana postos volantes para reforçar a campanha de vacinação contra a febre amarela no município. A ação é uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para ampliar a cobertura vacinal na capital, atualmente em torno de 53,5%.

As equipes de saúde farão atendimento de segunda-feira (16) a quinta-feira (19), das 10h às 18h. Nas estações Campo Limpo e Capão Redondo (Linha 5-Lilás), a ação acontecerá nestes quatro dias. Na (Linha 1-Azul), a vacinação será apenas na segunda, enquanto a estação Clínicas (Linha 2-Verde) participará na segunda e na quarta (18). Por fim, Vila Prudente e Sacomã (Linha 2-Verde), Penha e Tatuapé (Linha 3-Vermelha), e Ana Rosa (Linha 1-Azul) vacinarão na segunda, quarta e quinta.

“Hoje a vacina pode ser encontrada em qualquer posto do município, mas sabemos o quanto é importante adotar estratégias para facilitar ainda mais a adesão da população e lembrar da importância de estar com a vacina em dia”, alertou o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara. A meta é imunizar 95% da população até 30 de maio, data prevista para o término da campanha de vacinação.

Assim como acontece nos postos de saúde, é preciso levar documento de identificação para receber a dose nos postos volantes no Metrô. É importante lembrar que é necessário aguardar ao menos 10 dias após receber a dose para frequentar áreas consideradas de risco para transmissão da doença. A SMS reforça o pedido para que os munícipes ainda não vacinados procurem uma unidade para se proteger da doença. A meta é  ampliar o total de pessoas vacinadas (54,2%) e imunizar 95% dos moradores de São Paulo até 30 de maio

A zona Norte é a região com a melhor cobertura vacinal, (85,5%), seguida pelas regiões Sul (66,6%), Oeste (52,8%), Leste (37,7%), Sudeste (37%) e Centro (17%). Até o momento, foram confirmados 12 casos autóctones (adquiridos no próprio município de residência) na capital paulista, e sete evoluíram para óbito. Os casos registrados são de febre amarela silvestre. Não há ocorrência de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

CUIDADOS

É importante lembrar que a vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de 9 meses de idade; gestantes; mulheres amamentando crianças com até 6 meses; pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, com neoplasia (câncer), com HIV, em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e submetidos a transplante de órgãos. No caso de gestantes ou de mulheres que amamentam e residem em locais de risco, é importante obter uma avaliação do médico do pré-natal; se receber a dose, a lactante deverá suspender a amamentação por 10 dias.

SERVIÇO - Postos volantes em estações do Metrô
Horário: das 10h às 18h
Segunda-feira (16/4): Metrô Sé, Clínicas, Vila Prudente, Sacomã, Penha, Tatuapé, Ana Rosa, Campo Limpo, Capão Redondo
Terça-feira (17/4): Metrô Campo Limpo, Capão Redondo
Quarta-feira (18/4): Metrô Clínicas, Vila Prudente, Sacomã, Penha, Tatuapé, Ana Rosa, Campo Limpo, Capão Redondo
Quinta-feira (19/4): Metrô Vila Prudente, Sacomã, Penha, Tatuapé, Ana Rosa, Campo Limpo, Capão Redondo