Planetários informam programação de abril

 

Já está disponível no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) a programação completa dos Planetários. As sessões de cúpula para o público geral acontecem aos sábados, domingos e feriados, com cobrança de ingressos (confira a programação). Há também opções gratuitas, como as sessões cidadãs, às sextas, e as atividades alternativas, com palestras e observações do céu.

Um bom exemplo é a sequência de palestras, realizadas em dias alternados no auditório do prédio da Escola Municipal de Astrofísica (EMA). A primeira acontece nesta quinta (5), das 13h30 às 16h. Luiz Carlos Torelli apresenta o tema “Interpretando o tempo através da observação de nuvens”. No dia 19 (quinta), das 19h às 20h, Marcelo Porto Allen aborda a “Controvérsia na Ciência”, no mesmo espaço. “O Enigma de Plutão” é o tema de Flávio Bianchini, no dia 28 (sábado), das 14h às 15h.


Sessões de cúpula (sinopses)
A Janela Mágica – Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nessa aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, as constelações e muito mais.
Faixa etária: indicada para crianças de 5 a 12 anos.
Duração: 40 minutos.

Planetas do Universo – Astrônomos já encontraram mais de 3 mil planetas ao redor de outras estrelas. Alguns desses mundos poderiam abrigar vida? Estaríamos sozinhos no Universo? A possibilidade de vida fora da Terra continua uma hipótese difícil de comprovar, dadas as enormes distâncias que nos separam desses planetas. Até agora, as descobertas mais recentes sobre os planetas fora do Sistema Solar só reforçam o quão única é a Terra. Uma oportunidade para refletirmos sobre nosso papel na preservação do planeta para as futuras gerações.
Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos
Duração: 1 hora.

Olhar o Céu de São Paulo outra vez – um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole. Vamos explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada.
Faixa etária: Destinada ao público de todas as idades.
Duração: 50 minutos


Programação (sábados, domingos e feriados)
13h – Janela Mágica
15h – Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez
17h – Planetas do Universo
19h – Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez

Opções gratuitas
No dia 7 (sábado), às 19h, a pedida é aproveitar a Sessão Especial “Tudo que você sempre quis saber sobre o Sistema Solar e nunca teve coragem de perguntar”, com Pedro Brasil. O palestrante faz uma apresentação ao vivo do céu do Planetário, mostrando objetos presentes no céu de 1609 – época em que Galileu o observou com telescópio pela primeira vez, levando à criação do Dia Mundial da Astronomia.

Em seguida, ele mostra objetos do Sistema Solar muito distantes da Terra, localizados além da órbita de Netuno, ilustrando o avanço do conhecimento de nossa “casa” nestes últimos quatro séculos. Para participar, é preciso retirar um convite na bilheteria do Planetário do Ibirapuera com uma hora de antecedência.

A programação convencional das sessões de cúpula ganharam um espaço gratuito às sextas, com a Sessão Cidadã, às 19h30. Nesta sexta (6), a apresentação será “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”, que será reprisado no dia 20. Nos dias 13 e 27, será a vez da sessão Planetas do Universo”.

Observações do céu
Outra opção que dispensa ingressos são as observações do céu no Ibirapuera. A experiência de olhar o sol é realizada às sextas, das 10h30 às 12h, para crianças a partir de 5 anos, na região próxima ao portão 6 do Parque Ibirapuera. A atividade depende de boas condições meteorológicas e os interessados não precisam de pré-inscrição.

Já a observação “Lua e Caixinha de Joias” acontece na quinta, dia 19 de abril, com o apoio do telescópio e não é indicado para menores de 12 anos. Depende das boas condições meteorológicas e acontece entre 20h e 22h, na arena entre o Planetário e o Museu Afro.

Visitas guiadas
As visitas guiadas acontecem no Planetário do Ibirapuera para apresentar os equipamentos e os instrumentos astronômicos expostos do lado de fora dos prédios da Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e do Planetário. Elas acontecem aos domingos, entre 13h45 e 14h45, com limite de idade mínimo de 5 anos, e as inscrições são feitas no local do evento, por ordem de chegada, até completar 50 vagas.

Experimentos Lúdicos
Nos dias 7 e 21, das 14h às 17h, no saguão da EMA, o prof. Mikiya Muramatsu coordena experimentos de física, desafios matemáticos e anatomia aos interessados de todas as idades. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.

Cursos
• Estrutura e Evolução Estelar – aborda conteúdos da estrutura e evolução estelar de forma acessível para todas as idades, desmistificando conteúdos considerados “difíceis” como os da física. A instrutora é Dinah Moreira Allen e o curso acontece de 14 de abril a 30 de junho (sempre aos sábados), exceto nos feriados (21/04 e 02/06), das 9h às 12h, no auditório da Escola Municipal de Astrofísica. O investimento é de R$ 150,00, com pagamento feito por Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP) enviado por e-mail ao aluno após a inscrição. Professores da rede pública de ensino são isentos. As inscrições são feitas online.

SERVIÇO
Planetário do Ibirapuera Prof. Aristóteles Orsini
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, S/N - Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul) e pelos portões 9 e 10 (pedestres). Informações: 5575-5206.

Escola Municipal de Astrofísica
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera, ao lado do Planetário.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul) e pelos portões 9 e 10 (pedestres). Informações: 5575-5425.