Planetário do Ibirapuera informa programação de março


Diversão e conhecimento são duas ótimas combinações para toda a família. É o que promete a programação de março dos planetários da cidade. A agenda do Planetário Ibirapuera destaca o Equinócio de Outono, no dia 21 de março. O movimento não apenas marca o início da nova estação, como o instante em que o Sol (visto da Terra) cruza o planeta exatamente sobre a linha do Equador, deixando dias e noites exatamente do mesmo tamanho.

Para marcar o evento, no dia 20 de março, às 19h, o Planetário do Ibirapuera recebe o astrônomo Roberto Boczko, mestre e doutor em Astronomia pelo IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo). Ele fará uma apresentação usando os recursos do Planetário, em comemoração ao equinócio de outono no hemisfério sul. Confira as sinopses da programação e agenda completa, lembrando que as sessões de cúpula passam a ser cobradas a partir do dia 10/03:

“Olhar o céu de São Paulo outra vez’’
Este passeio pelo céu comemora os 60 anos do Planetário do Ibirapuera, que desde sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, recria as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole.

“Planetas do Universo”
Esta sessão apresenta as mais importantes descobertas na busca por planetas fora do Sistema Solar, apresentando nosso planeta na imensidão do universo e a importância da preservação da Terra, para a sobrevivência atual e das futuras gerações.

“A janela mágica” (infantil)
Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Na aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, constelações e muito mais.

“Observação Solar’’
Qual a cor do Sol? Você já viu uma mancha solar? Experimente observar o Sol usando um telescópio e um "sunspotter" (equipamento facilmente alinhado ao sol, de forma compacta e segura). A atividade depende de boas condições meteorológicas para acontecer.

“Pôr do Sol na Rosa dos Ventos do lago’’
Ao entardecer, será apreciado o pôr do Sol nas proximidades do lago. Serão expostas imagens do astro em várias faixas do espectro e sobre suas principais características, como estrutura interna, brilho, geração de energia, tamanho e trajetória aparente.

“Observação Noturna: Lua e Nebulosa do Órion’’
Nessa noite, os telescópios no Parque Ibirapuera apontarão para a Lua e para a Nebulosa de Órion, um grande berçário de estrelas. A atividade depende de boas condições meteorológicas para acontecer.

“Visita Guiada no Ibirapuera’’
Apresentação dos equipamentos do Planetário e instrumentos astronômicos expostos do lado de fora dos prédios da EMA e do Planetário, como a rosa dos ventos, o relógio de Sol e a esfera armilar. Também serão mostrados os objetos expostos no saguão da EMA.

Palestra: "A História do Pensamento sobre o Tempo"
Ao longo de toda existência humana, a concepção temporal foi elaborada de diferentes formas. A ideia de tempo é complexa, permitindo diferentes interpretações. A proposta é traçar a trajetória de como o ser humano tentou traduzir e entender esse tempo.

Planetário Prof. José Luiz Orsini - Parque Ibirapuera/ São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera - Portões 03 e 10

Sessões de cúpula (*)
Sextas-Feiras
19h30 – "Olhar o céu de São Paulo outra vez"

Sábados, domingos e feriados
13h – "A Janela Mágica" (sessão infantil)
15h – "Olhar o céu de São Paulo outra vez"
17h – "Planetas do Universo"
19h – "Olhar o céu de São Paulo outra vez"

Domingos
Das 13h45 às 14h45 – Sala de Projeção do Planetário
“Visita Guiada no Ibirapuera’’

* os ingressos podem ser adquiridos no site 

Eventos especiais do mês (gratuitos)
Sábado (17/03)
Das 14h às 15h
Palestra: "A História do Pensamento sobre o Tempo"
Palestrante: Vinícius Tornich Gandolfi
Local: Auditório da Escola Municipal de Astrofísica.

Programação Especial do Equinócio de Outono – 20/03
17h – Observação Solar
18h – Pôr do Sol na Rosa dos Ventos do lago
19h – Sessão especial com Roberto Boczko
20h – Observação Noturna: Lua e Nebulosa do Órion.