Os Planetários de São Paulo deixarão visitantes com a cabeça nas nuvens!

Planetários de São Paulo apresentam a palestra Reconhecimento das Nuvens. Você nunca mais vai olhar para o céu da mesma maneira.

 Nas próximas semanas, os Planetários da cidade, tanto o do Parque do Carmo quanto do Ibirapuera, terão uma programação especial, nos dias 17 e 25 de maio, apresentada pelo especialista em nuvens Luis Carlos Torelli. Serão abordadas as características dessas “esculturas” do céu, tão observadas pelos olhares curiosos das crianças ao empinarem pipas nos parques e pelos banhistas de laje, da cidade de São Paulo. Os visitantes aprenderão sobre os gêneros e espécies desses elementos presentes no nosso dia-a-dia, mas tão pouco conhecidos.

Costumamos pensar nas nuvens como obstáculos à observação do Sol e do céu noturno, como impedimento aos banhos de praia e indicadores de mau tempo, sem nos darmos conta dos seus diferentes tipos e das informações que elas nos dão sobre a atmosfer. Porém, depois desse aprendizado será muito mais interessante olhar para o céu e reconhecer as características do clima, qual o direcionamento das nuvens e até prever a entrada de frentes frias ou de chuvas.

Para compartilhar com o público esses fascinantes elementos celestes, a Escola Municipal de Astrofísica (EMA), mantida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, programou uma programação dividida em dois dias: no primeiro, será possível conhecer as nuvens pelos seus aspectos externos, seu formato e gêneros. Já no segundo, serão abordadas as espécies, discutidas as características de seu interior e os processos internos que as transformam conforme a interferência dos ventos e o calor da atmosfera terrestre. Ao término de cada palestra os participantes serão convidados a uma atividade de observação das nuvens no terraço da EMA.

Sobre o palestrante
Luis Carlos Torelli foi técnico de laboratório no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), onde descobriu sua paixão pelas nuvens. Desde então, há mais de 30 anos, trabalha nos Planetários de São Paulo e aprimorou seus conhecimentos, desenvolvendo uma forma especial de tratar o tema. Tem ensinado, ao longo de todos esses anos, que “nos Planetários de São Paulo não há tempo ruim! Se não podemos ver as estrelas, olhamos para cima e ficamos com a cabeça nas nuvens”.

Serviço:
Palestra Reconhecimento de Nuvens
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário do Ibirapuera)
Horário: das 13h30 às 16:00
Dia 17/05 - Gêneros
Dia 25/05 - Espécies
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 (acesso para pedestres a 5 minutos de caminhada) ou Portão 3 (estacionamento com zona azul e caminhada de 15 minutos).
Inscrição: não há - Serão distribuídas senhas a partir de uma hora antes de cada palestra
Capacidade do auditório: 100 lugares