Parques já melhores e entregues à população

Áreas em péssimo estado foram recuperadas num claro respeito à natureza e aos direitos do cidadão

 São Paulo tem sob a gestão da SVMA exatos 107 parques, dos quais 72 são urbanos (abertos à visitação pública), 24 lineares (criados para preservar e recuperar áreas degradadas), 6 reservas (fechadas para visitação e voltadas para a preservação da vegetação nativa) e 5 áreas de preservação (fechadas). Somados, eles representam mais de 41 milhões de m² de área de parques.

No final de 2016, mesmo antes de tomar posse como secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini visitou diversos parques da cidade, conversou com administradores e com a população e constatou o que já se suspeitava: o completo estado de abandono das áreas públicas, decorrente da falta de manejo, segurança e limpeza. Uma de suas metas, a serem cumpridas dentro dos primeiros 100 dias de governo, era justamente devolver os parques, em melhor estado, aos paulistanos.

Os problemas mais comuns encontrados eram mato alto, equipamentos quebrados, ausência de torneiras em bebedouros, gradis derrubados, viveiros inutilizados, depredações nas alvenarias e até a presença de usuários de drogas em alguns deles. O Parque Raposo Tavares, no Butantã, de importância histórica por ser o primeiro da América do Sul edificado sobre um antigo lixão, havia ainda um agravante: a ocupação do espaço por pessoas em situação de rua, o que o caracterizou como “crítico” e o colocou na lista de prioridades.

Numa força tarefa entre várias secretarias municipais e as Prefeituras Regionais, diversas melhorias já foram realizadas em quase 50 parques da capital. Em muitos locais a iniciativa privada, os mutirões de limpeza organizados pela população e o esforço das equipes de administradores dos parques também foram essenciais.

Logo no primeiro mês de governo o Parque Raposo Tavares, citado acima, recebeu intervenções e teve muitos dos seus espaços restaurados. Ele também foi contemplado pelo Programa Mutirão Mario Covas, lançado pela prefeitura, e recebeu calçada Nova. As famílias em situação de vulnerabilidade social, que ali se encontravam, foram retiradas e encaminhadas a locais adequados. Outro parque que recebeu melhorias no primeiro mês do ano foi o Santa Amélia, no Itaim Paulista. Ele também recebeu calçada nova, contemplado pelo Programa Mario Covas, teve o mato cortado, recebeu plantio de árvores, reparos e conservação do pavimento, além de instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas.

No Ibirapuera, um dos mais emblemáticos da capital paulista, onde o vandalismo prejudicou as instalações dos banheiros, a recuperação foi possibilitada graças a uma parceria mantida entre a prefeitura e a construtora Cyrela. A iniciativa privada também respondeu pela manutenção dos banheiros (Unilever) e reforma das 7 quadras (Ambev).

O orçamento para obras necessárias nos parques existentes e inauguração de novos parques é de R$ 150 milhões e o custo anual para manutenção, vigilância e manejo para os 107 parques existentes é de aproximadamente mais R$ 150 milhões.

Importante citar também a entrega do Parque do Chuvisco, com uma área equivalente a quatro campos de futebol, o Parque do Chuvisco era bastante aguardado pelos moradores dos bairros do Campo Belo, e ocupa uma área de 35.000m² entre a av. Jornalista Roberto Marinho (antiga Águas Espraiadas) e rua Ipiranga.

Apesar de ainda faltar muito, hoje já temos um cenário bem diferente do encontrado no início da gestão.
Confira as intervenções e medidas emergenciais já adotadas para melhoria em 50 parques da cidade:

1. Aclimação- roçagem de grama
2. Águas (das) – roçagem de grama, corte de mato, limpeza geral e recuperação dos banheiros e bebedouros.
3. Alfredo Volpi – recuperação de alvenarias para eliminar goteiras, limpeza, pintura de mobiliários, conserto de cercas e pontes, melhorias no playground, limpeza de canaletas.
4. Alto da Boa Vista (parque fechado)- roçagem, limpeza e retirada de entulho.
5. Barragem do Guarapiranga- melhorias no banheiro e no playground.
6. Benemérito José Bras- roçagem e melhorias no banheiro.
7. Canivete (linear) – limpeza e plantio de árvores. Remoçãod e galhos das trilhas, reforma da quadra e bancos...
8. Cantinho do Céu – corte do mato, roçagem de grama, limpeza em geral.
9. Carmo – substituição de um brinquedo do playground e remoção de árvores caídas no caminho, além da roçagem do parque e limpeza de bebedouros.
10. Chácara das Flores- roçagem e limpeza.
11. Cidade de Toronto – corte do mato, roçagem de grama e limpeza em geral.
12. Ciência – corte do mato, roçagem da grama, instalação de academia e limpeza em geral.
13. Consciência Negra – retirada de lixo, recuperação dos pisos, instalação de academia e roçagem.
14. Cordeiro Martin Luther King - corte do mato, roçagem de grama, limpeza em geral, recuperação de alvenarias e recuperação dos equipamentos do playground.
15. Ecológico Central Itaim- corte do mato, roçagem de grama, limpeza em geral.
16. Eucaliptos- roçagem, jardinagem, pintura do portão, bancos, bebedouro e portas de banheiro.
17. Guaratiba (linear) – recuperação dos equipamentos de ginástica para a terceira idade.
18. Guarapiranga – roçagem, limpeza em geral e retirada de árvores caídas.
19. Ibirapuera – recuperação dos banheiros, reforma das quadras, roçagem, limpeza em geral, retirada de lixo e de entulho das áreas verdes.
20. Independência – retirada de lixo, roçagem e recuperação das pistas de caminhada.
21. Jacques Cousteau (parque em implantação) - realizadas obras para conter erosão e limpeza do lago, com retirada de macrófitas das águas do lago.
22. Jardim da Luz- roçagem, restauração de monumento, retirada de entulho, jardinagem.
23. Jardim Felicidade- roçagem e melhorias na administração.
24. Jardim Sapopemba- roçagem.
25. Lajeado- roçagem e melhorias nos bancos.
26. Lydia Natalizio Diogo - roçagem, limpeza em geral e retirada de árvores caídas.
27. M’Boi Mirim – retirada de árvores tombadas, recuperação do sistema de escoamento de águas pluviais, roçagem e limpeza em geral.
28. Nabuco – remoção de lixo e entulho, corte de mato, poda de árvores, pintura de guias, manutenção de banheiros, pintura das quadras e reforma nos equipamentos de academia para idosos.
29. Parelheiros – recuperação das áreas de caminhada, roçagem de mato e limpeza em geral.
30. Piqueri – recuperação de gradis, roçagem, limpeza das áreas de caminhada.
31. Por do Sol- restauração do playground, substituição de tampas de concreto em caixas de passagem, restauração e pintura em “pingadeiras”, pintura de muretas, roçagem, plantio de árvores.
32. Povo – limpeza em geral, pintura da área de lazer, recuperação dos jardins.
33. Prainha – recuperação dos equipamentos do playground, pintura das geladeiras (usadas como biblioteca), recuperação das trilhas e das áreas dos jardins, pinturas das traves e muretas, troca de lâmpadas dos refletores, nivelamento do campo, manutenção em alguns pontos da tela de arame e manutenção da rede de cobertura, além de roçagem do mato de todo o parque.
34. Raposo Tavares – limpeza do parque, corte de mato, reparos em bebedouros e banheiros, pintura das alvenarias, plantio de mudas e reforma das calçadas, além da remoção de famílias que ocupavam o local.
35. Raul Seixas – corte do mato, roçagem de grama e limpeza em geral.
36. Rio Verde – pintura para eliminar pichações, retirada de entulho, limpeza, roçagem e limpeza do córrego.
37. Rodrigo de Gásperi – roçagem de mato, poda de árvores, retirada de uma árvore que estava caindo, plantio de árvores, limpeza, pintura de bebedouros, guias e bancos, instalação de torneiras, melhorias nos banheiros, entre outras benfeitorias.
38. Santa Amélia - limpeza do parque, corte de mato, instalação de academia, plantio, reparos e conservação do pavimento e instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas.
39. Santo Dias- melhorias na pista de caminhada, limpeza na mata, roçagem, plantio de árvores, pintura das quadras de basquete e futsal.
40. São Domingos – retirada de lixo e roçagem do mato.
41. Severo Gomes – retirada de lixo, roçagem e recuperação geral das áreas verdes.
42. Senhor do Vale- roçagem do mato, pintura das paredes e mesas, pintura e capinação das guias e limpeza geral.
43. Shangrilá – recuperação do viveiro, pistas de caminhada e dos jardins, redução de área de enchente com arrimo feito de vegetação e recuperação dos bebedouros.
44. Tiquatira - limpeza do parque, corte de mato, retirada de árvores mortas e recuperação de alvenarias.
45. Trianon – recuperação dos banheiros públicos com instalação de saboneteiras e tampas de vasos sanitários, sinalização, limpeza geral do parque e plantio de mudas.
46. Trote- melhorias na administração, banheiros, playground, bancos, substituição de torneiras, roçagem.
47. Vila Guilherme- roçagem
48. Vila do Rodeio – limpeza do parque e corte de mato.
49. Vila Sílvia – recuperação de instalação hidráulica
50. Zilda Natel – coleta e reciclagem do lixo (em mutirão), limpeza das quadras, recuperação dos viveiros e de alvenarias.

Mutirões programados:
6/05- Parque do Carmo
6/05- Aclimação (plantio de árvores e roçagem)
13/05- CEMUCAM