Assinatura Dia Mundial do Meio Ambiente

 O Prefeito João Doria e o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini, assinarão nessa 2ª feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Decreto que cria a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõe a Agenda 2030. A Comissão terá a finalidade de difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 aprovada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015.

Na ocasião também será assinado um “Autorizo” do Prefeito para que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Eletropaulo firmem uma parceria para o Projeto Linhas Verdes, que permitirá o plantio de árvores sob as linhas de transmissão da Eletropaulo.

Em 2000, 191 países assinaram um pacto pelos Objetivos do Milênio, a serem alcançados até 2015. Objetivos que sinalizavam um novo caminho a ser trilhado com diversos desafios como a redução da fome no mundo, o aumento de crianças nas escolas, entre outros.

Em 2015, a ONU convocou novamente os países a se comprometerem com uma Agenda por mais 15 anos. A Agenda 2030 é um pacto com 17 Objetivos, alguns que permaneceram da agenda anterior e outros desdobramentos. São eles:

1) Erradicação da Pobreza;
2) Fome zero e Agricultura Sustentável;
3) Saúde e Bem-Estar;
4) Educação de qualidade;
5) Igualdade de gênero;
6) Água Potável e Saneamento;
7) Energia Limpa e Acessível;
8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
9) Indústria, Inovação e Infraestrutura;
10) Redução das Desigualdades;
11) Cidades e Comunidades Sustentáveis;
12) Consumo e Redução Responsáveis;
13) Ação contra a Mudança Global do Clima;
14) Vida na Água;
15) Vida Terrestre;
16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
17) Parcerias e Meios de Implementação.

Os objetivos e metas da Agenda 2030 são o resultado de mais de dois anos de consulta pública intensiva e envolvimento junto à sociedade civil e outras partes interessadas em todo o mundo. Ela é promovida pela ONU, com o Grupo de Trabalho Aberto sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral e pelas Nações Unidas.

O Brasil está entre os 193 países que se comprometeram com a Agenda 2030, com os 17 Objetivos e as 169 Metas para o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS e metas são integrados e indivisíveis, de natureza global e universalmente aplicáveis, tendo em conta as diferentes realidades, capacidades e níveis de desenvolvimento nacionais e respeitando as políticas e prioridades nacionais. As metas são definidas como aspiracionais e globais, e cada governo define suas próprias metas guiado pelo nível global de ambição, mas levando em conta as circunstâncias nacionais, considerando que cada país enfrenta desafios específicos.

Uma agenda de médio prazo – quinze anos – é um esforço estratégico importante para que o mundo crie possibilidades de um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico.

Cada esfera de governo – federal, estadual e municipal – deve buscar, em seu âmbito a realização de objetivos e metas que contribuam para realizar a Agenda 2030. Mas isso não é uma tarefa apenas de governos – a sociedade civil, as empresas, as organizações não governamentais e cada cidadão são naturalmente comprometidos com o futuro e podem ajudar a recriar um futuro sustentável para a comunidade.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente está comprometida com a Agenda 2030 e os ODS. E entende que trabalhando incansavelmente pela conservação e ampliação de áreas verdes na cidade, promovendo a educação ambiental, apoiando a participação por meio dos Conselhos de Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, protegendo nascentes, participando de projetos intersetoriais como o córrego limpo, entre outras atividades, dá sua contribuição efetiva e consciente para a realização de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do município de São Paulo.