Por uma Nova Paulista

Associação Paulista Viva e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente discutem melhorias urbanas durante 1º Fórum de Sustentabilidade da Avenida Paulista e Arredores.

 Que a Avenida Paulista é um símbolo do viver paulistano, ninguém duvida. Mas a comunidade que convive com essa importante via de acesso quer deixá-la mais verde e florida. Esse é o mote do 1º Fórum de Sustentabilidade da Avenida Paulista e Arredores, que acontece no próximo dia 9 de agosto, das 14h às 19h, no CineArte do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2073).

A iniciativa, da Associação Paulista Viva, tem apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), das Prefeituras Regionais e da SOS Mata Atlântica; o secretário Gilberto Natalini comporá a mesa do evento, ao lado da presidente da Paulista Viva, Vilma Peramezza, e da gestora dos parques Trianon e Mario Covas, Erika Gartner, além de convidados.

A parceria entre SVMA e Associação Paulista Viva ocorreu também em outras ações envolvendo os parques instalados naquela via (Trianon e Prefeito Mário Covas). Agora, entendem que é possível ir além dos limites daqueles espaços, transformando a via pública a partir de intervenções paisagísticas. Na mesma data, será lançado o Programa de Voluntariado para Parques e Praças, cujo treinamento ficará a cargo da Associação Viva e Deixe Viver.

Programa
Na primeira mesa de debates, o tema “O Parque Trianon está ameaçado. Como salvá-lo?” tem mediação do arquiteto paisagista André Graziano e aborda a “invasão” de plantas exóticas no Parque Trianon, não pertencentes à Mata Atlântica, comprometendo sua flora original. A segunda mesa fala sobre “A Paulista pinta o verde e se borda com flores”, mediada pelo paisagista Raul Cânovas, que apresentará projeto para discutir a criação de calçadas e espaços verdes ao longo da avenida.

A proposta de Cânovas é criar um ecossistema para grandes centros, com irrigação fácil e florescimento permanente, produzindo as cores da bandeira brasileira no jardim. Até os coletores de lixo da via serão revisados, não apenas no quesito resistência, como para separar os resíduos secos dos molhados. Participam a ecologista Andrea Bossi, a professora da USP Vania Pivelo e a gestora dos parques da paulista Erika Gartner.

Ao final, está previsto um debate com todos os participantes da iniciativa privada, voluntários e parceiros, aberto à participação dos inscritos. Parceira desta iniciativa e de outras ações da SVMA, a SOS Mata Atlântica fará uma exposição no local. O evento conta com parceria da Prefeitura Regional da Sé e acontecerá em uma das salas de cinema do Conjunto Nacional, cedidas por sua administração.


SERVIÇO

Data: 09/08/2017
Horário: das 14h às 19h
Local: CineArte - Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073, São Paulo/SP
Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@associacaopaulistaviva.org.br ou telefone (11) 3251-0499