Visita ao departamento de fauna mostra que os animais silvestres estão sendo bem cuidados

 Continuam as vistorias pelas áreas da gestão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Dessa vez a visita aconteceu no Departamento de Fauna que fica no Parque Anhanguera. Nessa quinta-feira (11), o secretário Gilberto Natalini, acompanhado do prefeito regional de Perus Rosmaninho, foi ao local para conhecer melhor o trabalho dessa equipe.

O parque, que está localizado na Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000, no bairro Perus, conta com 9.500.000 m² e diversas atividades de lazer, como campos de futebol, churrasqueiras, anfiteatro e playgrounds, além do Departamento de Fauna, que fica no mesmo local.

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CEMACAS) está preparado para o atendimento das espécies de animais silvestres que vivem na cidade. É equipado por técnicos especializados em atendimento veterinário. O local é responsável pelos cuidados dos bichos até o momento de devolvê-los ao seu habitat. A maioria dos animais recebidos são garças, corujas, sabiás, macacos, gambás, lagartos e serpentes. Lembrando que o departamento não atende animais domésticos.

Para o secretário Gilberto Natalini, o local é imprescindível para a fauna de São Paulo e deve ser muito bem cuidado. “O lugar é maravilhoso, o trabalho é de primeiro mundo e os profissionais são muito bem treinados”, afirmou ele.

Mas a visita não terminou aí. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente entregou para o departamento uma caminhonete, modelo S10, reformada e pronta para uso de transporte dos animais. O veículo estava quebrado e parado há mais três anos, e os funcionários estavam usando um carro de pequeno porte, modelo UNO, de maneira improvisada.

Com apenas doze dias de gestão, a secretaria vem tomando novas atitudes em prol da melhoria da cidade de São Paulo e dos seus moradores, que merecem usufruir de serviços e regiões mais verdes e agradáveis.

Em ato simbólico, o secretário soltou um gavião que já havia sido cuidado pela fauna, de volta ao ambiente natural.
Para levar algum animal silvestre, favor entrar em contato por telefone ao departamento, número (011) 3885-6669. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O Parque Ibirapuera também pode receber os animais, no endereço Av. IV Centenário, Portão 7ª, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.