Mutirão Mario Covas acontece neste domingo no Parque Santa Amélia, zona leste da capital.

 
Localizado no extremo leste da cidade de São Paulo, o bairro Itaim Paulista conta com mais de 220 mil habitantes, sendo um dos mais populosos da região. Os primeiros moradores começaram a aparecer somente no século 18, com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil. Desde então, o bairro passou a se desenvolver gradativamente, e crescer fortemente. A região tem forte apego com a arte e lazer, sendo a capoeira uma das principais praticadas por seus habitantes.

Pensando nisso, neste domingo (08) começou o Programa Mutirão Mario Covas – Calçada Nova, que tem como principal objetivo promover, junto à população, a recuperação das calçadas da capital paulistana. A primeira ação no Itaim Paulista aconteceu principalmente no Parque Santa Amélia, nas proximidades das ruas Inocêncio Preto Moreira, Rio Contagem, Timóteo Correia de Góes e Diogo de Gouvêia Osório.

Dona Maria José (54) faz caminhadas três vezes por semana e diz que o parque é a melhor opção de lazer que tem na região. “Eu venho aqui na semana para fazer minha caminhada e sempre quis que o parque ficasse mais bonito. Com esse mutirão tenho certeza que vai ficar.”, diz ela.

Durante a ação foram feitos limpeza, corte de mato, conservação do pavimento e instalação de guias rebaixadas para acessibilidade das calçadas e plantio. Para o secretário Gilberto Natalini, o programa tende a melhorar gradativamente a situação dos parques em São Paulo. “Tenho certeza que com muito trabalho e dedicação, nossos parques ficarão muito mais bonitos e nossas vidas mais saudáveis”, afirmou ele.

O Mutirão Mario Covas- Calçada Nova será realizado semanalmente, desde a periferia até o centro de São Paulo e tende a promover cada vez mais o trabalho de conscientização da população local quanto à educação ambiental.