Projeto promove atividades diferenciadas aos escolares

Nesta segunda (27), os alunos da EMEF Amorim Lima, na zona oeste da capital paulista, tiveram uma aula bem diferente da convencional: o estudo da biodiversidade ao ar livre, na horta e na composteira da escola. A iniciativa faz parte do projeto Viva a Agroecologia em SP!, que também promove a integração de alunos, pais, professores e profissionais da área ambiental. O objetivo é criar uma referência de alimentação orgânica no ambiente escolar, como preconizam a Lei nº 16.140/2015 e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O projeto Viva a Agroecologia em SP! surgiu a partir da iniciativa do Movimento Urbano de Agroecologia de SP, MUDA-SP, com a cooperação da EMEF Desembargador Amorim Lima, e foi viabilizado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), que acompanha e fiscaliza as atividades e resultados obtidos. Ele conta com a parceria do Instituto Kairós – Ética e Atuação Responsável, com a introdução das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

São realizados mutirões de plantio e colheita, oficinas de preparo dos alimentos orgânicos, orientações sobre compostagem e rodas de conversa, voltadas à educação ambiental. Além de ampliar a horta da escola, o projeto evita o desperdício de alimentos, que teve redução de 70% graças ao seu reaproveitamento em sucos, chás e geleias. Ao cumprirem seu papel político-pedagógico, a horta e a composteira permitirão mais contato com a biodiversidade e serão essenciais para a suplementação da alimentação escolar.