Lixo no lixo!



Você sabia que no Brasil a população supera os 207 milhões de habitantes? Agora, imagina só o tanto de lixo que essas pessoas produzem diariamente. A média é de cerca de 2kg diários de lixo por pessoa, ou seja, um grande problema ambiental, se multiplicarmos esse dado pela população do país. O grande problema é que grande parte desses resíduos fica espalhada no meio ambiente, sem receber tratamento adequado.

Os materiais jogados nas ruas acarretam vários problemas sociais e ambientais nas cidades, como a poluição e as enchentes, responsáveis por invadir casas e deixar diversos desabrigados.Isso ocorre devido ao acúmulo de lixo em bueiros. A morte de plantas e animais aquáticos e a contaminação de plantações são outros, entre tantos problemas.

A boa notícia é que todo lixo pode ser reciclado. Pesquisas apontam que os resíduos descartados no Brasil são um dos mais ricos do mundo, pela matéria orgânica que podemos encontrar neles. A recomendação é separar os recicláveis convencionais, como plástico, vidro, papel e metal, isolando-os dos resíduos orgânicos que podem ser processados em composteiras, transformando-se em adubo orgânico.