Parques do Brasil, fronteiras da gestão de parques.

Na última terça-feira (07), aconteceu o evento Parques do Brasil, realizado pelo Instituto Semeia que faz parceria com a Secretaria de Desestatização e Parcerias (SMDP) no projeto de Concessão de Parques em que, acredita que os parques devem ser fonte de riqueza para o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, além de colaborar de forma mais efetiva para a conservação da biodiversidade. As discussões foram voltadas para o futuro da gestão dos parques. Houve a participação de palestrantes nacionais e internacionais, abordando melhores práticas e experiências.

A mesa esteve composta por Pedro Passos, presidente do conselho de administração do Instituto Semeia, Ricardo Soavinski, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Wilson Poit, secretário de

Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo (SMDP).

A SMDP tem por finalidade elaborar diretrizes, formular, coordenar e executar políticas para o estabelecimento de parcerias estratégicas com o setor privado e para a instituição de plano de desestatização no município, visando melhorias na prestação de serviços públicos municipais. Desta forma, o secretário fez referência à lei de concessão dos Parques Municipais que propõe que empresas privadas assumam todas as despesas de manutenção, não cobrem ingresso de entrada e façam investimentos para melhorias.

Os parques, deste modo, não serão privados. O termo concessão vem do ato ou efeito de ceder em que, concessionária e prefeitura passarão a trabalhar juntas, gerando um impacto financeiro com redução de despesas e o processo está caminhando muito bem na capital.

Em maio foi aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para recebimento de estudos para a concessão de 14 parques da capital. De 26 consórcios interessados, 10 entregaram em setembro estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, de engenharia e arquitetura para a revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão dos parques municipais. No momento, os materiais estão sendo analisados pela equipe técnica da SMDP.
Além disso, o evento contou com demais palestrantes em assuntos que envolveram a diversidade de modelos, os parques e a sociedade e questionamentos sobre a natureza poder estar enfrentando um problema de marketing, tendo a presença de especialistas, consultores, chefes, diretores e presidentes.