Comitê de Mudanças Climáticas discute diretrizes para revisão do Artigo 50 da Política Municipal de Mudanças do Clima do município de SP


Foto:SVMA

Nesta terça (29), durante a 55ª Reunião do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia, foram discutidas diretrizes para revisão do Artigo 50 da Política Municipal de Mudanças do Clima visando à redução da emissão de poluentes pela frota de transporte público, através da troca da matriz energética. Uma das sugestões apresentada por técnicos foi incorporar à frota de transporte público movida a diesel, filtros capazes de reduzir essa emissão, tanto dos caminhões de coleta do lixo urbano, como também da frota de ônibus.
 
A reunião foi realizada na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com a presença dos membros do Comitê, dos Grupos de Trabalho e presidida pelo Secretário Fernando Von Zuben.

A Dra. Evangelina Vormittag, médica do Instituto Saúde e Sustentabilidade apresentou o Relatório de Avaliação do Estudo de Qualidade do ar da CETESB - Sob a Visão da Saúde, onde ficou evidenciado o impacto da qualidade do ar na incidência de doenças respiratórias e na saúde pública. Logo após, foi apresentada proposta para alteração das diretrizes gerais do Artigo 50 da Política Municipal de Mudança no Clima no município de São Paulo, pelo coordenador do Grupo de Trabalho Transporte Limpo e Energia Renovável, Olímpio de Melo Álvares Junior, representante da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para a redução das emissões de partículas, com apoio do consultor internacional, Eng. Alain Muzart que apresentou o sistema de filtros.