Conselho Gestor da APA Capivari-Monos assume gestão


Foto:Divulgação

Nesta quarta (30), às 10h, na sede do CEU Parelheiros, acontece a cerimônia de posse do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, para a gestão 2017-2019. Com 251 km², a área é a primeira APA gerida pelo município por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e sua preservação depende do envolvimento da comunidade, por meio do conselho gestor. Foram eleitos representantes (titulares e suplentes) da comunidade e do poder público.

A gestão da APA Capivari-Monos é feita por meio de seu Conselho Gestor, órgão colegiado paritário e deliberativo presidido pela SVMA. O conselho foi criado em 2002 e conta com quarenta membros, entre titulares e suplentes, sendo vinte do poder público e vinte da sociedade civil e com esta renovação, completa seu 6º mandato.

Sobre a Capivari-Monos
Criada em julho de 2001, a APA Capivari-Monos está localizada no extremo sul do município, ocupando 1/6 do território da cidade. É uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, sendo atendida pela Prefeitura Regional de Parelheiros. Delimita-se ao norte pelo Ribeirão Vermelho e com a Cratera da Colônia; ao sul, com os municípios de São Vicente e Itanhaém; a leste, com São Bernardo do Campo e, a oeste, com Juquitiba e Embu-Guaçu.

Possui diretriz geoambiental, que impõe restrições específicas de uso do solo e de utilização dos recursos naturais. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) exige um Plano de Manejo específico para cada Unidade de Conservação, como é o caso da APACapivari-Monos, realizado entre 2009 e 2010 com ampla participação da sociedade civil, pela Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário (DEPAVE 8) da SVMA. Além dos atrativos turísticos, culturais, históricos e naturais, a APA Capivari-Monos é também uma Terra Indígena (TI) Tenondé Porã, abrigando seis aldeias do povo Guarani Mbya.

A Cratera de Colônia – um acidente geográfico atribuído à queda de um corpo celeste – é outro ponto de grande interesse na APA Capivari-Monos. A Vila Ferroviária e a Estação de Evangelista de Souza datam de 1936. Rios de água cristalina e cachoeiras compõem o cenário natural, além de importantes fragmentos florestais, que abrigam espécies emblemáticas e ameaçadas de fauna, como o mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides), anta (Tapirus terrestris) e a onça-parda (Puma concolor), animal-símbolo da cidade de São Paulo.


Cerimônia de Posse:

Data: 30/08/2017 – quarta-feira;
Horário – Das 10 às 12h;
Local - CEU Parelheiros - Rua José Pedro de Borba, 20 - Jardim Novo Parelheiros, São Paulo.