Aberta a temporada dos filhotes


Foto: Arquivo SVMA


Encontrado em via pública na Avenida Afonso Brás, próximo ao Parque Ibirapuera, este filhote de bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) já está sob os cuidados veterinários da Divisão de Fauna Silvestre, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Sua chegada já no mês de agosto antecipa o início da temporada dos filhotes de 2017. Na primavera ocorre o maior número de atendimentos aos filhotes de animais silvestres.

Bastante comum na cidade, o bem-te-vi tem o hábito de construir seus ninhos até mesmo em postes sobre os transformadores. Com a proximidade da primavera, os técnicos da Divisão de Fauna Silvestre esperam um aumento considerável de atendimentos, principalmente de filhotes. Em 2016, o CeMaCAS recebeu apenas no mês de outubro 896 animais, uma média de quase 30 por dia. Os técnicos alertam que nem sempre a ave encontrada “só” precisa de cuidados veterinários.

Se estiver visível e for possível, eles recomendam devolver a ave ao ninho. Vale verificar também se os pais estão por perto – a ave filhote pode apenas estar em aula de vôo. Na dúvida, as pessoas podem entrar em contato com o serviço pelo telefone 3885-6669 para saber qual a melhor forma de lidar com estes animais, muitas vezes antes de retirá-los do local. Quando atendidos no CeMaCAS, recebem cuidados intensos na alimentação e permanecem sob o cuidado dos técnicos, até completar seu desenvolvimento.