Um semestre de fôlego na UMAPAZ

Foto:SVMA

Os números do primeiro semestre da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) impressionam: de janeiro a julho, 186.795 pessoas participaram de uma das 638 atividades oferecidas em sua sede, no Parque Ibirapuera. Os dados foram apresentados na última quinta (3) ao Conselho da UMAPAZ. No primeiro semestre, as áreas de Jardinagem, Formação e Difusão atraíram 19.884 munícipes para uma das 483 atividades oferecidas. Outros 166.911 participaram de uma das 155 propostas do segmento de Astronomia e Astrofísica.

Segundo a diretora da UMAPAZ, Rose Inojosa, é crescente a demanda da população pelas atividades oferecidas, algumas com expressiva fila de espera. É o caso do o Curso Municipal de Jardinagem (que está sendo reformulado para 2018) e o de Formação de Agentes Socioambientais Urbanos. A grade do segundo semestre mantém um elenco básico de cursos; outros eventos, como palestras, oficinas e seminários, dependerão do credenciamento de palestrantes.

Conselho
O Conselho da UMAPAZ é formado por entidades, como Instituto Iclei, Akatu, Árvores Vivas, Carta da Terra Internacional e Associação Palas Atena; por membros da comunidade, como André Palhano (Virada Sustentável), Ademar Bueno (FGV), Ricardo Carvalho (jornalista), Lara Freitas (arquiteta e membro do CADES Vila Mariana) e Ricardo Ghelman (médico). Pela UMAPAZ estão no conselho Rose Inojosa, Adão Martins (Escola Municipal de Jardinagem) e Estela Gomes (departamento de Formação). A UMAPAZ fica dentro do Parque Ibirapuera, com acesso pela av. IV Centenário, 1268, portão 7-A.