Você conhece o serviço SP156?


A população de São Paulo tem uma importante ferramenta de comunicação com toda a Prefeitura Municipal. Trata-se da “Central SP156”, um canal de comunicação entre todas as suas secretarias e o cidadão. Esse serviço de atendimento telefônico é totalmente gratuito e tem como objetivo fornecer informações importantes para os munícipes, em todas as áreas de atendimento do município. 

No caso da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por exemplo, é possível denunciar ocupações irregulares ou obter informações sobre os parques municipais e Áreas de Proteção Ambiental (APA). Setores específicos, como licenciamento ambiental e identificação botânica, também estão na lista de atribuições dessa central, assim como os casos de poluição ambiental.

Com uma média mensal de 500 mil ligações recebidas e 100 mil efetuadas, o SP156 funciona 24 horas por dia, sete dias da semana. Envolve 600 funcionários treinados e capacitados para esse atendimento, orientados a providenciar o encaminhamento da solicitação ao setor responsável. Por esse canal, o munícipe também informa a necessidade de reparos em vias públicas, a falta de energia na iluminação ou até a poda de árvores.