Parque M’Boi Mirim tem aniversário sustentável


Foto: Arquivo SVMA


Uma data especial promete agitar o Parque M’Boi Mirim: no dia 12 de agosto, sábado, o espaço completará cinco anos. As atividades agendadas ocupam todo o dia, das 8h30 às 17h30, com apresentação do grupo Afromix (que inicia a programação), realização de oficinas, jogos e exposições e uma palestra sobre a fauna local.

Após o grupo Afromix, às 9h terá início um conjunto de oficinas: que ensinarão a fazer um vaso sustentável e aproveitar a água da chuva a partir de uma mini-cisterna doméstica. Às 12h tem início a exposição sobre Áreas de Preservação Ambiental, pelo Programa Ambientes Verdes e Sustentáveis (PAVS). O visitante poderá conhecer uma casa sustentável, aprender sobre compostagem e trazer as crianças para os jogos infantis que encerram o período da manhã.

Às 13h, será realizado o Mosaico de Saberes, que apresenta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A seguir, os presentes terão uma palestra com Jade Lima, do Instituto Butantan, sobre o tema “Fauna: Herpetologia dos Fragmentos Florestais de São Paulo”. Estarão expostas serpentes e alguns colubrídeos da Mata Atlântica.

Conheça o parque

O nome do Parque tem origem indígena, do tupi-guarani, e significa “cobra pequena”. As origens do bairro chegam ao início do século XVIII, com a criação de um aldeamento jesuíta, a 36 km do centro de São Paulo de Piratininga. Foi local de extração de minério de ferro, o primeiro da América do Sul, e depois ganhou fôlego econômico com a chegada de um grupo de imigrantes alemães, trazido por D. Pedro I. O rio Guarapiranga passou a atrair alemães e italianos adeptos da caça e pesca esportiva.

A região manteve autonomia administrativa até 1934, quando foi incorporada à capital. O intenso processo de ocupação da década de 50 transformou chácaras e sítios em loteamentos, levando ao crescimento desordenado, inclusive nas áreas de preservação. A região ganhou o Parque Municipal Guarapiranga em setembro de 1974, com projeto elaborado pelo escritório Burle Marx e Cia. O decreto de criação do Parque M’Boi Mirim foi assinado em janeiro de 2010, mas ele só foi entregue ao público dois anos depois, no mês de agosto, ofertando espaços de lazer aos moradores da região.