CeMaCAS repatria animais silvestres para Pernambuco


Foto: Divulgação


Nesta terça (18), 53 aves silvestres foram repatriadas para Pernambuco por via aérea. Elas estavam no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), órgão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), aguardando uma oportunidade de voltar para seu habitat. O repatriamento ocorre quando a espécie é de fora (em geral de outro estado) e, portanto, só pode ser solta em seu local de origem. No destino, uma instituição as recebeu e se encarregará de devolvê-las à natureza.

Do lote repatriado, 50 aves vieram de apreensões feitas pela polícia ambiental na capital paulista e em outras cidades, como Osasco, Americana, Diadema, Cotia, Santana do Parnaíba, São Bernardo do Campo e Jundiaí. Três animais chegaram ao CeMaCAS por entrega voluntária, e um deles chamou a atenção dos técnicos: o proprietário de um Galo de Campina (Paroaria dominicana) confessou que o havia trazido da Bahia.

As outras duas aves entregues voluntariamente foram um Coleirinho baiano (Sporophila nigricollis) e um Papagaio Verdadeiro (Amazona aestiva); este, o único da remessa, era também o mais antigo hóspede do CeMaCAS, onde permaneceu desde setembro de 2016. Foram nesta remessa: Corrupião (Icterus jamacaii), Golinho (Sporophila albogularis), Coleirinho Baiano e Periquito da Caatinga (Eupsittula cactorum). A Divisão de Fauna estuda uma parceria com uma companhia aérea para reduzir o tempo entre as remessas de repatriamento.

CeMaCAS

O CeMaCAS recebe espécies silvestres mediante contato por telefone (3885-6669), de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 14h. Após a chegada, o animal passa por triagem, recebe os primeiros cuidados e permanece em ala de quarentena para evitar que eventuais doenças presentes sejam transmitidas aos demais. As aves nativas da capital são soltas nos parques e áreas verdes. As de outras regiões requerem o repatriamento. Esse processo envolve uma logística especial para o acondicionamento e envio das aves, além de uma garantia de que, após chegarem bem ao destino, serão encaminhadas para um centro semelhante ao CeMaCAS para posterior devolução à natureza.