SVMA inicia o processo de seu primeiro relatório de sustentabilidade

Comissão se baseia na GRI para elaborar relatório pioneiro no âmbito municipal, contribuindo para devolver o protagonismo de sustentabilidade da capital paulista.


Foto: Divulgação

 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) iniciou o processo de seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). A iniciativa será um piloto para posterior expansão em 2018 junto às demais pastas do governo municipal. O documento oferece uma prestação de contas de todos os projetos e ações do governo em relação à sustentabilidade.

Dentre eles, os dez compromissos do Pacto Global da ONU/PNUD e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela ONU em 2016.

A Comissão é coordenada pelo Departamento de Planejamento Ambiental da SVMA e composta por membros de todos os setores da pasta; conta também com a colaboração de parceiros externos, como Glaucia Terreo (GRI), Adriana Lagrotta Leles (SANASA), Carlo Linkevieius Pereira (Pacto Global/ONU), Mariana Paal (Pacto Global/ONU) e os consultores Carlos Alberto Silva, Denise Saboya e Rodrigo Henriques.

Em reunião realizada nesta terça (11), a Comissão definiu um cronograma preliminar e definiu alguns grupos de trabalho. O projeto será apresentado na próxima reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) e também no próximo encontro do Comitê Municipal de Mudança Climática (CMMC). Serão validados os temas materiais, o público estratégico, a inclusão dos princípios do Pacto Global, o monitoramento dos indicadores, a coleta e organização das informações e a redação final do material.

A prática de relatórios de sustentabilidade por cidades é um exercício de democracia, na medida em que disponibiliza informações claras e confiáveis para todos os seus interlocutores. O projeto ganhou sustentação pelo Decreto 57.718/17 que cria a Comissão Municipal para os ODS. A GRI é uma entidade internacional que desenvolveu a metodologia adotada para nortear o uso das informações e seu posterior acompanhamento.