Plantio de árvores e orquídeas no Ibirapuera homenageia Ana Primavesi

Evento organizado pelo Cades e Agenda 2030, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da Prefeitura Regional da Vila Mariana, acontece dia 9 de julho.


Foto: Arquivo SVMA


No dia 9, um plantio colaborativo de árvores e cerca de 500 orquídeas no Parque Ibirapuera homenageou a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, que está com 96 anos. Organizado pelo Cades e Agenda 2030 Vila Mariana, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e da Prefeitura Regional Vila Mariana, o evento, que teve resíduo zero, proporcionou outras atividades ligadas à sustentabilidade e uma sessão de autógrafos. O plantio foi realizado na alameda entre o lago e a Praça da Paz, nas proximidades do portão 8.

Entre as atividades realizadas de forma colaborativa houve oficina sobre plantio e cuidados com árvores e orquídeas, troca de mudas, sementes, receitas e conhecimentos (sobre plantios, ODS, PANCS, bomba de sementes, compostagem, resíduos, segurança alimentar, ecobairro, abelhas sem ferrão e muito mais), bordado em folhas seca, pintura de plaquinhas com as crianças, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, origami, contação de histórias e dança circular.

O evento foi inclusivo e uniu a população e as instituições (públicas, privadas e terceiro setor) para a melhoria do espaço público e do meio ambiente, possibilitando aos participantes e frequentadores do parque a oportunidade de conhecer mais sobre os Cades regionais, a Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de participar de diversas atividades de conhecimentos prático, educativo e profissional.

Sobre a Dra. Ana Primavesi

Nascida na Áustria, Ana Primavesi veio para o Brasil após a Segunda Guerra e se tornou uma das maiores especialistas em solos tropicais. A engenheira agrônoma defende a ideia de que um solo saudável é o pré-requisito para plantas saudáveis que, por sua vez, vão contribuir para a saúde dos homens. Para ela, é importantíssimo restabelecer o equilíbrio entre o solo, organismos do solo, plantas, animais e seres humanos. Foi co-fundadora de várias organizações, como a AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e o MAELA (Movimiento Agroecológico Latinoamericano) e desempenhou um papel fundamental na construção da IFOAM na América Latina. Ana Primavesi enfrentou grandes barreiras na busca pela igualdade de oportunidades (ODS5), já que uma mulher cursar engenharia naquela época não era visto com bons olhos.