Carpas recebem atendimento e ganham nova casa


Foto: Divulgação


Um lote de carpas coloridas que estava no Parque Municipal Chico Mendes, na zona Leste, ganhou “casa nova”. Elas estão agora em um tanque existente no Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera. A soltura foi feita pela Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo de Fauna Silvestre (DEPAVE-3), pertencente à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), após os peixes passarem por uma triagem, permanecerem um tempo em observação e receberem acompanhamento de biólogos e veterinários.

Além do apelo ornamental, as carpas coloridas que povoam tanques e espelhos d´água da cidade, inclusive em Parques Municipais, são valiosas no combate às larvas de insetos, como do mosquito da dengue. Por isso, embora não pertençam à fauna silvestre do município, recebem cuidados da equipe de biólogos e veterinários do DEPAVE-3. As carpas só precisam de boas condições dos tanques e da qualidade da água.

Segundo os técnicos, cada peixe desse porte requer em média 500 litros de água; a despesca ocorre para avaliação, controle populacional ou redistribuição. No caso do Parque Municipal Chico Mendes, outras espécies exóticas (como as tilápias) e silvestres (carás) foram remanejadas para outras áreas, conforme as condições e espécie. Os carás, por se enquadrarem como silvestres foram soltos em lagos existentes junto à área de mata do Parque Municipal Anhanguera.